Economia
03/09/2014 12:27 - Brasileiro gastou mais e comprou menos durante a Copa
Apesar de um início indiferente com o evento, o consumo do brasileiro cresceu 10,9% em valor em junho 2014 comparado com o mesmo período de 2013, principalmente em categorias ligadas ao churrasco, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel
São Paulo, Agosto 2014 - Um levantamento realizado pela Kantar Worldpanel mapeou como foi o consumo no Brasil durante o período de Copa do Mundo. O estudo que comparou o mês de junho de jogos com o mesmo período do ano passado identificou que o consumo registrou uma retração em 1,6% em volume, mas cresceu 10,9% em valor. Ou seja, o brasileiro gastou mais e comprou menos.
A pesquisa mostra que as categorias que mais se destacaram no período foram as ligadas ao churrasco, como a cerveja, que cresceu 6% em volume e registrou uma variação do tíquete médio de 18,8%, o hambúrguer, com crescimento de 9% em volume e 19% em variação de valor e a linguiça, que aumentou 6% em volume e 20% no gasto médio.
O pão industrializado também foi muito consumido nesse período, com um crescimento em volume de 8% e de variação no tíquete médio de 20%. Já o ketchup registrou o maior crescimento em volume de todas as categorias avaliadas, com 17% e 11% na média do valor gasto. A maionese, que é o principal acompanhamento do churrasco, cresceu 13% em volume e teve 10% de variação no valor.
Já o creme de leite e o sorvete registraram +15% em volume de compras no período dos jogos, em comparação com 2013. Porém, o sorvete marcou 21% de crescimento na variação do tíquete médio, contra 16% do creme de leite.
Qual era a expectativa antes da Copa?
No inicio, foi possível identificar que 46% dos consumidores se sentiam indiferentes com o evento no país, 33% animados e 15% totalmente desanimados. Os lares do Norte e Nordeste foram os que mais demonstraram empolgação antes do Mundial, com 53%. Com 30%, os lares da Grande SP apresentaram os menores índices de animação pré-evento, mas mesmo assim, 79%% dos entrevistados afirmaram que tinham a intenção de acompanhar os jogos em casa.
Avaliando as regiões com o melhor desempenho de consumo durante o período, a Grande SP se destacou com +7,6% em volume médio adquirido por viagem. E o Centro-Oeste foi a que mais demonstrou retração com -7,7% em volume.
***
Sobre Kantar Worldpanel
Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.
Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.
Para mais informações, acesse www.kantarworldpanel.com/br
Sobre a Kantar
Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais informações, visite-nos em www.kantar.com
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País