Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

04/08/2014 12:12 - Agenda Brasil-Japão pode incluir acordo de comércio

Por Rodrigo Pedroso | De São Paulo

Uma das intenções da visita oficial do governo e empresariado do Japão ao país é aumentar as exportações ao Brasil, tradicionalmente superavitário no comércio bilateral. Neste ano, os dois lados da corrente de comércio -soma entre compras e vendas - estão em queda. Os japoneses veem oportunidades sobretudo nas áreas de alimentos industrializados e produtos farmacêuticos e médico-hospitalares. A indústria brasileira, por sua vez, olha um possível acordo de livre comércio e cooperação econômica com os japoneses como uma chance para aumentar e diversificar as exportações ao país, concentradas em carnes, minérios e grãos.

No primeiro semestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, o Japão vendeu 12% menos ao Brasil (US$ 3 bilhões), enquanto as compras caíram 15% e foram para US$ 3,3 bilhões. Com isso, a corrente de comércio ficou em US$ 6,3 bilhões, 14% menor do que ano passado, na mesma comparação. A desaceleração do consumo e o recuo da produção industrial explicam o encolhimento dos desembarques.

A JTB, empresa privada japonesa que mapeia e estimula trocas comerciais de empresas do Japão com o exterior, está promovendo viagens mensais de executivos ao Brasil para a prospecção de novos negócios. Uma das áreas com maior potencial é a de alimentos. Com o apoio do governo, está sendo montada uma estratégia de inserção de franquias de alimentação no mercado brasileiro, que vai demandar a importação de produtos industrializados produzidos no Japão.

Hisashi Ichikawa, gerente-chefe da Lapita, empresa-braço da JTB para a realização de comércio, afirma que o boom de restaurantes japoneses nas grandes cidades brasileiras na última década pode ser melhor aproveitado. Ele cita que a familiaridade com a culinária japonesa abre espaço para a entrada de alimentos produzidos no Japão. A expansão no consumo brasileiro desse tipo de alimento nos últimos anos, conta ele, foi absorvida por empresas de Taiwan e Coreia do Sul. "Eles entraram antes, mas agora queremos pegar esse espaço."

O setor de equipamentos médico-hospitalares, que já vende ao Brasil, tem planos de ampliar a presença no mercado interno. Lucas Shirahata, presidente da Hypercreative, conta que sua empresa desenvolveu em parceria com a JTB um software que calcula os custos de importação ao Brasil. Impostos, encargos, tipo de frete e tempo estimado entre embarque nos portos japoneses e desembarque da mercadoria no Brasil são calculados para dar previsibilidade às operações comerciais. Um dos grandes entraves para os empresários japoneses era a dificuldade em estimar os custos com a operação de comércio exterior.

Em um ano, segundo Shirahata, o software foi pensado, negociado e lançado no mercado. As pequenas e médias empresas japonesas, que não possuíam escala para vender ao exterior ou encontravam dificuldades em prever os custos, agora estão com planos para tentar entrar no país. Além de japoneses, o software está também está sendo usado por alemães que exportam ao Brasil.

A política econômica do primeiro-ministro Shinzo Abe, conhecida como Abenomics, está fornecendo crédito farto e barato às indústrias com planos de expansão de produção de exportação, segundo Ichikawa. "Esse movimento começou com as grandes empresas e agora está descendo para as pequenas e médias", diz.

Os japoneses, ainda segundo o empresário, estão vendo o Brasil como um mercado para ser planejado a longo prazo. A ideia é usar o país como hub para a entrada nos países vizinhos sul-americanos. "A economia brasileira não está tão bem como antes, mas olhamos em um horizonte mais à frente", afirma.

O interesse brasileiro em fortalecer as relações comerciais com o Japão, por outro lado, está mais relacionado com a busca por aumento de competitividade da indústria, transferências de tecnologia e inserção em cadeias globais de valor, na visão de Roberto Gianetti da Fonseca, vice-presidente do conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Ano passado, a indústria nacional começou a negociar com a associação japonesa da indústria (Keidanren).

Está em pauta o Exchange Partnership Agreement (EPA, na sigla em inglês), acordo de cooperação econômica, que também inclui o livre comércio, a ser realizado no âmbito do Mercosul. No próximo mês, uma comitiva de empresários brasileiros liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai a Tóquio, capital japonesa, para tentar avançar nas negociações.

O desejo da indústria brasileira, segundo Gianetti, é que o acordo "saia o quanto antes". Ele atribui a dificuldade no avanço das negociações a "uma falta de interesse do governo brasileiro em negociar esse tipo de acordo com o Japão."

Este ano, no entanto, ele não vê possibilidade de avanço real de um possível acordo, em função das eleições. O cenário atual e futuro da economia do Japão, que começa a dar sinais de recuperação depois de duas décadas de baixo crescimento e deflação, é outro atrativo visto pela indústria para se aproximar mais do Japão.


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>