Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

29/07/2014 08:25 - Dia dos Pais: Lojistas tão pessimistas quanto no pós-crise

Esperam manter o resultado ou ter piora em relação ao ano passado 56,9% dos entrevistados pela Fecomércio MG



Os varejistas mineiros estão pouco otimistas com relação às vendas no Dia dos Pais. O pessimismo para o período está em proporções muito próximas às apresentadas em 2009, quando o país enfrentava os efeitos da crise econômica mundial. O temor de fechar a data em situação pior à registrada no exercício anterior fez a maioria dos empresários optar por nem mesmo reduzir os preços para competir. Ou seja, eles apostam em maiores margens e não em volume para segurar o faturamento do mês.

 o que apontou a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista - Expectativa para o Dia dos pais, divulgada ontem pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). Segundo o estudo, apenas 43,1% dos comerciantes esperam vendas no Dia dos Pais deste ano melhores do que as registradas no mesmo período do exercício passado. Os 56,9% restantes apostam em manter o resultado ou apresentar piora.

O percentual de pessoas que esperam resultados melhores ganha apenas do registrado em 2009. Naquele ano, sob efeito da crise, 42% responderam de forma positiva quando perguntados sobre a data e neste ano, 43,1%.

Segundo a analista de pesquisa da Fecomércio, Luana Oliveira, dois fatores afetaram o otimismo dos empresários. O primeiro deles é o cenário econômico pouco favorável, com inflação e juros em alta. O segundo é o fato de ser um ano eleitoral, que gera incertezas quanto ao futuro.

Apreensão - Além desses fatores, a pesquisa aponta que o que mais assusta os empresários neste ano é o endividamento dos consumidores, resposta dada por 40,3% dos ouvidos. A concorrência acirrada seria o segundo empecilho para os bons resultados, seguida de preços elevados dos produtos.

Mesmo admitindo que os altos preços inibem as compras, a maioria dos empresários, ou 53,7%, não pretende formar preços diferenciados para concorrer na data. Para Luana, essa decisão tem ligação com as baixas perspectivas de vendas. "Como os empresários apostam em vendas menores, eles não têm a opção de reduzir os preços para ganhar em volume vendido. Torna mais difícil fazer um preço diferenciado", afirma.

Dentre os 46,3% que, mesmo diante ao cenário nada animador, vão tentar aliviar os custos para o bolso do consumidor, a maioria pretende fazer isso por meio de descontos na hora da compra. Outros optaram por negociar preços junto aos fornecedores para não sacrificar as margens. E ainda existem aqueles que vão reduzir preços somente nos itens de maior giro.

Mas os consumidores que pretendem de fato economizar precisam ter em mente que o pagamento à vista continua sendo a melhor alternativa. Segundo Luana, como é esperado que 82,5% das vendas sejam parceladas no cartão de crédito, aquele que puder pagar à vista terá grande poder de barganha. A pesquisa mostra que somente 9,5% das vendas deverão ocorrer à vista e a dinheiro. Já à vista com cartão de débito deverão ser cerca de 3,5%. E no cartão de crédito, mas em apenas uma parcela, aproximadamente 4,5%.

Quanto ao tíquete médio, 51% dos consumidores deverão gastar até R$ 100 na compra do presente do Dia dos Pais. Entre R$ 100 e R$ 200 será o limite para outros 18,6%. Apenas 1,4% deverá fazer compras acima de R$ 1 mil.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>