Economia
23/07/2014 12:01 - Dia dos Pais deve movimentar R$ 52 milhões no RS
Expectativa dos lojistas da Capital é de expansão de 8% na comercialização de produtos em relação ao ano passado
Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre com consumidores da Capital mostra que o Dia dos Pais neste ano deve ter crescimento de 8% nas vendas em relação ao ano passado. A expectativa é de que a data gere um incremento de R$ 52 milhões no varejo da cidade em função da data.
“O Dia dos Pais será uma oportunidade para o lojista recuperar as vendas que foram perdidas com o fechamento de lojas durante a Copa do Mundo, além de ser uma data importante para renovar o relacionamento com os clientes e seus familiares, que nesta ocasião procuram presentes para os pais”, afirma Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre.
“A participação dos pais na família moderna deve transformar o Dia dos Pais, ampliando a valorização e representando um crescimento de importância pela forte presença deles no dia a dia”, ressalta o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino.
A preferência de quem vai presentear os pais segue a tendência de anos anteriores, com vestuário liderando a pretensão de compras de 51% dos entrevistados, seguido de perfumaria (19%), que neste ano ultrapassa os calçados (16,5%) e é o segundo item preferido por quem vai comprar presentes. Já entre os presentes que os pais querem receber, 26% respondeu que gostaria de ganhar roupas como presente no dia 10 de agosto. Calçados (22%), eletrônicos (17,1%) e perfumaria (16,3%) aparecem em seguida na preferência.
A respeito do número de presentes, 73,4% dos entrevistados afirmou ter a intenção de comprar um item; 21,9% pretendem comprar dois; 2,8% darão três presentes e 2,1% presentearão com quatro ou mais itens. O ticket médio das compras para o Dia dos Pais deve ficar em R$ 133,00, sendo que a maior fatia dos respondentes (38,2%) vai gastar entre R$ 100,00 e R$ 150,00.
Como já observado em anos anteriores, a maioria dos entrevistados vai realizar o pagamento de suas compras à vista em dinheiro (59,2%), seguido do cartão de crédito a prazo, que aparece com 20,8% da preferência, e pela modalidade de cartão de débito à vista (8,7%).
Dos 400 consumidores entrevistados no levantamento, 58,3% irá comprar presentes para os pais, 20% para o marido ou companheiro, 11% para os filhos, 4,3% para os sogros e 3% para os avôs. A maior parte dos entrevistados que são pais afirmou receber presentes de suas esposas (51,4%), 36,8% relatou ganhar os presentes dos filhos e 10,5% ainda disse receber os presentes de outras pessoas, 1,4% alegou que não receberão presentes.
A semana anterior ao Dia dos Pais e a véspera da data são os períodos que concentrarão a compra dos presentes, com 47% e 23,4% da preferência dos consumidores, respectivamente. O domingo vai contar com 3,5% dos entrevistados indo às compras e somente 16,2% do total deve se prevenir e comprar os presentes com até duas semanas de antecedência. As lojas de rua são os locais preferidos de compra para 50,1% dos respondentes, enquanto 37,8% vai comprar os presentes em lojas de shopping. A internet aparece com 2,4% da preferência.
A pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais foi realizada entre os dias 14 e 18 de junho com 400 moradores do município de Porto Alegre, de ambos os sexos e diferentes classes sociais, pelo Instituto Methodus.
Veículo: Jornal do Comércio - RS
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País