Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

03/07/2014 08:41 - Brasileiro planeja mais os gastos

Entre quem faz planos, apenas 36,5% os seguem
Leonardo Francia


A Pesquisa de Orçamento Doméstico, divulgada ontem pela da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), mostrou que o consumidor belo-horizontino está planejando cada vez mais o orçamento doméstico, embora isso não signifique que ele esteja cumprindo os planos.

Do total dos entrevistados em junho, 70% planejam os gastos, índice acima dos 66,8% apurados em maio. No entanto, entre os consumidores que fazem planos orçamentários, apenas 36,5% os seguem rigidamente. Conforme a pesquisa, 24,6% seguem o planejamento parcialmente e 9,4% não conseguem seguir.

"A mentalidade de planejar os gastos está crescendo, mas se isso acontece ou não é outra história porque o consumidor ainda compra por impulso", afirmou a analista de pesquisas da Fecomércio Minas, Luana Oliveira. A pesquisa mostrou que 25,7% dos entrevistados em junho assumiram que compram por impulso, praticamente o mesmo percentual apurado um mês antes.

Segundo Luana, "uma somatória entre maior conscientização e o temor em relação ao desempenho da economia está fazendo com que o consumidor fique mais cauteloso em relação ao orçamento doméstico, privilegiando as compras de primeira necessidade". Mesmo assim, as promoções ainda seduzem, muitas vezes sendo responsáveis pelas compras por impulso e pelo não-cumprimento dos planos.

A pesquisa da Fecomércio ainda mostrou que, entre os entrevistados, 60% afirmaram que pagam suas contas em dia, mas não sobra nenhum recurso no final do mês, e 37,9% cumprem o orçamento com sobras. Os consumidores que recorreram a algum tipo de financiamento - como cartão de crédito e cheque especial - para cobrir os gastos representaram 2,1% no período.

Perigo - O cartão de crédito continua como o maior vilão para os consumidores da Capital. De acordo com a pesquisa, 69,6% dos entrevistados têm seus compromissos financeiros atrelados a pagamentos dessa modalidade. O cheque pré-datado respondeu por 0,7% e o cheque especial por 1,8%.

"Quando o consumidor usa o cartão de crédito ele se preocupa com a parcela, se ela cabe ou não no orçamento, e muitas vezes ele entra em outra loja e usa novamente o cartão. Quando vem a fatura, o montante é superior ao que ele pode pagar e aí ele opta pagar outras contas de primeira necessidade e por parcelar o pagamento do cartão, onde incidem os juros altos", esclareceu a analista.

Em relação às despesas fixas, a conta de água ficou em primeiro lugar em junho, como vem acontecendo normalmente, com 26,7%, seguido pela energia elétrica (22,1%) e pela alimentação/supermercado (14,5%). A alimentação também foi o grupo de produtos e serviços mais procurado para consumo, com participação de 60,3%.

Entre os consumidores entrevistados, a maioria (97,4%) pagaria suas contas à vista caso fosse oferecido desconto. E, para aqueles que planejam seus gastos e sobra dinheiro, 35% afirmaram que investiriam esses recursos com lazer, 25% com compras e 5,1% para quitar dívidas.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>