Economia
27/06/2014 12:24 - E-commerce pode crescer 30% no ano
Quando alguém clica em um produto ofertado em uma loja virtual e o visualiza imediatamente em quatro ou mais ângulos diferentes, provavelmente não imagina o aparato tecnológico necessário para manter um portal de e-commerce no ar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), existem cerca de 37 mil lojas virtuais no país nas quais foram fechadas 88,3 milhões de operações em 2013, que resultaram em receita de R$ 31 bilhões. Levando em conta estudos do setor, que apontam que apenas uma entre dez a doze visitas resulta em uma compra, pode-se afirmar que os portais nacionais superaram 1 bilhão de visitantes no último ano e a projeção é de um crescimento por volta de 30% neste ano.
Independente do porte da loja, a esmagadora maioria dos sites de compra depositam suas estruturas de dados em servidores instalados em data centers. A decisão é estratégica e fundamental em um modelo de negócio no qual a rapidez no tráfego de informações é tão importante quanto o valor da marca e o pronto atendimento ao cliente.
Segundo Nelson Mendonça, diretor de operações da Alog, um dos maiores data centers do Brasil, uma empresa de e-commerce que busque estrutura para dois servidores, boa conectividade e serviços de hosting em data center economizará 50% em TI, se optar por manter sua infraestrutura em dependências próprias.
Três fatores garantem a vantagem de um data center, afirma Mendonça. "O primeiro é a robustez da infraestrutura em estar abrigada em um ambiente com redundância elétrica, de ar-condicionado, prevenção contra incêndios e total segurança de acesso". O segundo ponto é a rapidez na conectividade, uma vez que o centro de dados está interligado com diversos provedores nacionais e internacionais. E, terceiro, poder contar com uma equipe de profissionais especializados e acostumados a enfrentar situações críticas em momentos de alta demanda de pedidos.
De acordo com levantamento realizado em maio pela empresa Exceda, especializada em web performance, o número de acessos aos sites de e-commerce atingiu um pico de 385,3 visualizações por segundo nos quinze dias que antecederam o Dia das Mães. O estudo, cujos dados foram coletados a partir da plataforma Akamai, revela que o número representa aumento de 92,65% se comparado a um dia normal, que tem, em média, 200 visitas por segundo. O estudo conclui que o aumento no tráfego de dados foi 16% superior à média de um dia convencional.
Além da contratação via hosting, a empresa pode optar pela instalação de seus servidores próprios nas dependências do data center e compartilhar a rede de provedores e a redundância de serviços. Conhecido como "colocation", o modelo é adotado por companhias de porte como a Netshoes, uma das maiores e- commerce de artigos esportivos do mundo, com operações no Brasil, Argentina e México. "Temos nossos servidores em dois data centers da UOL Diveo. Mas respondemos pela administração do hardware", afirma Rodrigo Nasser, head de estratégias e inovação da Netshoes. Com cerca de 20 milhões de acessos únicos, o portal da Netshoes oferece cerca de 140 mil itens, cada um com quatro ou cinco visualizações diferentes, o que perfaz cerca de 500 mil imagens armazenadas.
Hoje, os principais portais de compras já armazenam o seu conteúdo (principalmente imagens) na "cloud" em redes independentes de banda larga. Mauricio Cascão, CEO da Mandic, diz que com a estrutura em nuvens, o cliente contrata a capacidade de acordo com a sua sazonalidade e evita o risco de sair do ar em caso de demanda além do prevista em datas fortes de comércio.
Há 14 anos no mercado virtual, a floricultura Giuliana Flores deve partir para o armazenamento em "clouds" ainda este ano, diz Juliano Souza, diretor de marketing. Hoje, a empresa aloca os serviços de hosting da Alog, que "suporta bem" o movimento de até 25 mil visitas únicas mensais em períodos como o Dia dos Namorados.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País