Economia
20/06/2014 08:59 - Comércio gaúcho fatura menos que o previsto na Copa
Os comerciantes da capital gaúcha se preparam para receber os torcedores que visitam a cidade durante a Copa do Mundo, mas por enquanto o retorno está abaixo do esperado. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, o comércio varejista faturou R$ 8 milhões no primeiro fim de semana do Mundial, menos da metade dos R$ 19 milhões previstos.
"Soma-se a esse cenário o impacto negativo da Copa no consumo do Dia dos Namorados e o fato de o mês de junho ter um sábado a menos, então deverá ser o pior desempenho do varejo no período nos últimos cinco anos", disse o presidente da entidade, Gustavo Schifino.
Outro levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre mostra dados igualmente desanimadores. Na estreia do Brasil, dia 12 de junho, coincidindo com o Dia dos Namorados, as vendas de 80% dos estabelecimentos consultados diminuíram por causa do fechamento antecipado das lojas e da insegurança da população devido aos protestos. O faturamento nesse dia teve redução média de 35% com relação ao mesmo período do ano passado. Já em 15 de junho, domingo, data do primeiro jogo realizado em Porto Alegre, 73% dos lojistas entrevistados fecharam as portas - e os que abriram relataram queda média de 31% nas vendas.
Conforme o estudo do Sindilojas, 67% dos varejistas reportaram que estão fazendo ações especiais com motivo da Copa, como promoções e decoração temática. A pesquisa também mostra que quem sai ganhando, por enquanto, é o segmento de vestuário e material esportivo, com aumento de 7% nas vendas ante o ano passado.
Mesmo com números por enquanto pouco animadores, a CDL Porto Alegre não descarta um impacto positivo até o fim da competição. A projeção da entidade é de que o evento injete no varejo local cerca de R$ 101,80 milhões. "Esperamos que a presença cada vez maior de turistas possa reverter esse panorama atual", afirmou o presidente Gustavo Schifino.
Veículo: Estado de Minas
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País