Economia
13/06/2014 08:35 - Copa deve gerar aumento de 7% nas exportações
Um estudo da Câmara de Comércio de Monza e Brianza mostrou que as exportações de café, carne, chá e cacau do Brasil vão aumentar por causa da Copa do Mundo. O acréscimo, tomando como base a média dos Mundiais anteriores, será de 7%. O relatório analisou o potencial de um país sede de grande evento sobre os produtos vendidos em outras nações. A Copa do Mundo, constatou-se, é a que mais gera lucro, superando a Expo e as Olimpíadas.
A causa do aumento seria a "amplificação da marca" que o país consegue com a competição, que geraria 55 milhões de euros. Na Itália, por exemplo, já é sentido um aumento dos produtos "Made in Brazil" nos supermercados: os itens relacionados a um bom churrasco tiveram aumento nas vendas. A influência das imagens brasileiras na televisão é um dos maiores fatores.
Os efeitos, no entanto, não não são sentidos apenas no setor de alimentos. As exportações de couro para fabricação de sapatos e acessórios devem ter um incremento de 22 milhões de euros a mais por causa da Copa. Analisando os Mundiais anteriores, a África do Sul (2010) registrou um crescimento de 18,7%, a Alemanha (2006) de 10,2% e a França, em 1998, 5,4%.
Veículo: Jornal do Brasil
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País