Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

13/05/2014 12:25 - Vendas no Dia das Mães tem o pior desempenho dos últimos cinco anos

Retração, segundo especialistas, é resultado do cenário econômico de recessão


O Dia das Mães, segunda data mais esperada para o comércio, teve o pior desempenho nas vendas a prazo dos últimos cinco anos. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o volume de vendas a prazo entre 4 e 10 de maio caiu 3,55% em relação ao mesmo período do ano passado. Na capital mineira, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), as vendas no crediário e no cheque também apresentaram queda de 3,5% nos últimos três dias, frente a igual período de 2013.

A retração, segundo especialistas, é por conta do cenário econômico de recessão apresentado no país. A economista da CDL-BH, Ana Paula Bastos, diz que o declínio nas vendas está associado à desaceleração do ritmo de crescimento da massa real do salário e ao aumento dos preços, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação fechou abril em 0,67% e já chega a 2,86% no acumulado do ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A inflação está corroendo a renda das famílias, que estão com medo de se endividarem e ficarem inadimplentes, evitando as compras a prazo”, explica.

O desempenho fraco já era esperado por lojistas e economistas, uma vez que a pesquisa da CDL-BH indicava também o menor tíquete médio dos últimos cinco anos, ficando entre R$ 30 e R$ 50. A economista da CDL-BH afirma ainda que o desempenho das vendas pode ter sido maior nas compras à vista, índice que ainda não foi divulgado, uma vez que 45% dos consumidores fariam as compras sem parcelamentos, de acordo com pesquisa. “Não é um cenário bom, já esperávamos um crescimento para o comércio menor que no ano passado, mas ainda está dentro das expectativas”, completa.

No Brasil, a projeção do acumulado de vendas no comércio para 2014 é de 3%, número que já pode ser revisto para baixo pela CNDL e pelo SPC Brasil. “O dia Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, mas uma queda tão acentuada assim, de 3,55% no país, conseguiu surpreender até os mais pessimistas”, comenta Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL. Para o comércio belo-horizontino a projeção de crescimento para 2014 é de 3,5%. No entanto, a previsão também pode ser revista, de acordo com as vendas do primeiro semestre.

Só nos presentinhos

Evolução do faturamento com as vendas para o segundo domingo de maio

Ano    Variação

2014    - 3,55%
2013    6,44%
2012    4,04%
2011    6,53%
2010    9,43%

Fonte: CNDL

Peso menor na carteira

Valor do tíquete médio dos consumidores que compraram presentes nos últimos cinco anos

Ano    Tíquete médio    
2014    De R$ 30,01 a R$ 50
2013    De R$ 100,01 a R$ 150
2012    De R$ 51 a R$ 100
2011    De R$ 51 a R$ 100
2010    De R$ 51 a R$ 100
2009    De R$ 51 a R$ 100



Veículo: Estado de Minas

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>