Economia
12/05/2014 13:09 - Gasto médio do brasileiro com Dia das Mães atingirá R$ 193
O gasto médio para o Dia das Mães atingirá, este ano, em torno de R$ 193, considerando a compra de mais de um presente para a mesma pessoa ou para pessoas diferentes, como a própria mãe, a esposa, a avó ou a sogra, segundo pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos.
O economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, disse que esse gasto médio vai ser feito por mais da metade (52,2%) dos consumidores que declararam intenção de dar presentes no Dia das Mães. Os filhos homens demonstraram intenção de gastar mais (R$ 212), em média, do que as mulheres (R$ 174).
Travassos observou que, apesar de a mulher ter elevado sua participação no mercado de trabalho e também a renda e a escolaridade, os homens ainda constituem a maior parte dos chefes de família e têm uma situação salarial melhor. "Na prática, o poder aquisitivo ainda é maior entre os homens, apesar de ter havido um ganho expressivo das mulheres, nos últimos anos".
De acordo com a pesquisa, 32,2% dos que afirmaram que devem presentear pretendem comprar roupas. Perfumes e cosméticos, com 20,8%, estão em segundo lugar nas intenções de compra. Calçados, bolsas e acessórios aparecem em terceiro, com 11,5%. O estudo, feito com mil consumidores em 70 municípios brasileiros, entre os dias 28 de abril e 3 de maio. Em outra sondagem, de âmbito estadual, com 403 empresários do setor do comércio em 22 municípios fluminenses, constatou-se que 72,9% dos estabelecimentos são influenciados pelas vendas do Dia das Mães. O movimento ganha maior peso diante do cenário econômico, que sinaliza para um baixo crescimento, este ano, do Produto Interno Bruto (PIB).
Veículo: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País