Economia
02/02/2009 16:15 - Impacto do salário mínimo é cerca de R$ 20 bi
A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) estima que o aumento do salário mínimo para R$ 465 provocará um impacto de cerca de R$ 20 bilhões no total do consumo das famílias. "Não chega a ser uma soma que gere grande estímulo para a economia, mas tem um impacto importante no consumo e na distribuição de renda", afirma Abram Szajman, presidente da Fecomércio. "É importante ressaltar que a propensão a consumir dos que recebem até um salário mínimo é próxima a 100%, ou seja, esses recursos rapidamente vão para o consumo gerando um efeito multiplicador", acrescenta.
A Fecomércio reforça ainda, que ao longo do Plano Real, os consumidores de menor renda aumentaram a sua capacidade de consumo, o que poderia ainda ser maior se o governo trabalhasse em reformas que, além de permitir constantes aumentos de salários básicos, estimulassem o emprego.
Na visão da entidade, se o aumento do salário mínimo amplia o consumo por meio do ganho real de renda de parte das famílias, por outro lado reduz a capacidade do governo em investir. Um esforço adicional deverá ser exigido no corte de outras despesas para que se mantenha a meta do superávit.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País