Economia
29/04/2014 12:06 - Atacado deve ter crescimento real de 3,5% em 2014
A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) estima alta de 3,5% nas vendas reais do setor neste ano, informou ontem José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da entidade. A taxa estimada é menor que a expansão verificada no ano passado, quando o crescimento atingiu 4,4%. "Estamos com uma previsão mais pé no chão para 2014", disse ele.
De janeiro a março deste ano o segmento teve alta real nas vendas de 3%, abaixo, portanto, do acumulado de 2013.
Em termos nominais, o segmento de atacado registrou expansão nominal de 10,6% no ano passado, alcançando faturamento de R$ 197,3 bilhões, segundo a Abad. O crescimento acima da inflação reflete, na visão da associação, uma busca do consumidor por canais de venda com preços mais competitivos em um ano em que caiu o nível de confiança do consumidor e os aumentos de preços de alimentos reduziram o poder de compra da população.
O "atacarejo", formato de loja de atacado que vende também produtos ao consumidor, tem preços abaixo da média de mercado.
A rede Makro se manteve como a maior rede do setor atacadista no país em 2013, fato que se repete há cinco anos, segundo a Abad. O ranking não inclui os dados do Atacadão, do Carrefour, que não informa seus números ao mercado. O Makro apurou vendas de R$ 7,4 bilhões no ano passado, alta de 9,8%.
Ao se considerar as estimativas de vendas do Atacadão, a rede do Carrefour fica na liderança - analistas estimam que a companhia tenha faturado cerca de R$ 18 bilhões em 2013.
Pelo ranking informado ontem, seguido do Makro está o grupo Martins (passou da quarta para segunda posição, com R$ 4,4 bilhões em vendas) e em terceiro lugar, a Profarma (mesma colocação de 2012), que apurou vendas de R$ 3,5 bilhões em 2013. As redes de atacado responderam por 52% das vendas do setor de bens como alimentos, bebidas e higiene e beleza no país em 2013.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País