Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

25/04/2014 08:58 - Vendas do Dia das Mães devem crescer até 5%

Vestuário domina intenção de compra dos gaúchos, diz a Fecomércio

A expectativa da Fecomércio é de um crescimento entre 4,5% e 5% nas vendas do próximo Dia das Mães, em relação ao ano passado. Artigos de vestuário (48,1%), seguidos de perfumes e cosméticos (18,4%) e calçados (15,7%) lideram a preferência de compras dos gaúchos para a data, segundo pesquisa realizada junto a 385 entrevistados em cinco macrorregiões do Estado e divulgada nesta quinta-feira. “O Dia das Mães se configura como segunda data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal. Por isso, é muito importante para diversos segmentos, principalmente para a moda feminina”, afirma a economista-chefe da Fecomércio, Patrícia Palermo.

Dois fatores impedem um aumento elevado das vendas. Os preços maiores devido à inflação dos últimos 12 meses, o que diminui o poder de compra da população; e os juros mais altos, tornando o crédito caro. Apesar disso, a intenção de gastos é superior a de 2013. Os gaúchos pretendem adquirir 1,2 presentes, com preço médio de R$ 121,38. Os homens devem desembolsar R$ 129,88, enquanto as mulheres, R$ 114,58. O percentual de pessoas que planeja investir o mesmo valor de 2013 é de 51,5%, mas 17,9% querem gastar mais e 4,6% muito mais. “O crescimento será moderado, visto que a intenção de compras está maior, mas há limitações devido aos preços e custo do crédito”, diz.

Em relação à forma de pagamento, a grande maioria (83,4%) planeja comprar à vista e, dentro dos que pretendem parcelar, 71% dividirá em até três parcelas. “O dado relativo ao pagamento à vista é positivo porque representa o recebimento de recursos efetivos para o vendedor. E, quem parcela divide em poucas vezes, o que significa que as pessoas vão chegar ao Dia dos Pais, em agosto, já livre das dívidas”, explica Patrícia. As lojas do centro da cidade são os locais preferidos para buscar os presentes para 68,9% dos entrevistados. Na sequência, vêm os shopping centers (21,1%), as lojas de bairro (7,9%) e os centros comerciais (4,2%). O levantamento apurou ainda que 59,2% irão participar ou realizar um evento especial em comemoração. Desse total, 85,1% pretendem almoçar ou jantar em casa e 12,3% em bares ou restaurantes.

Já a pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre, com consumidores da Capital, indica que o Dia das Mães será de crescimento de 8% nas vendas em relação ao ano passado, com um incremento de R$ 79 milhões no varejo da cidade. Dos 400 consumidores entrevistados, 65,8% pretendem presentear, sendo que 74% deles comprarão presentes para as mães, 22,5% para as esposas, 11,5% para sogras e 6,8% para irmãs. Tias, avós, madrinhas e madrastas somam 9,4% das respostas. No âmbito nacional, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) projeta alta de 9% nas vendas para a data.



Veículo: Jornal do Comércio - RS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>