Economia
15/04/2014 12:30 - Páscoa começa a aquecer o comércio de Rio Preto
A comerciante Conceição Sartorelli: movimento fraco até semana passada e boas expectativas
Faltando três dias para o final de semana de feriado prolongado, com a Sexta-feira Santa e a Páscoa, a procura por produtos e alimentos típicos do período começa a se intensificar nas lojas e supermercados de Rio Preto.
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) está apostando no crescimento das vendas de produtos relacionados à Páscoa. No geral, espera-se que as vendas tenham alta de 7% em comparação ao mesmo período de 2013.
Na categoria “chocolates”, espera-se uma elevação de 10% nas vendas, sendo que ano passado o setor supermercadista registrou um crescimento de 8% na mesma época.
Mas não são todos que estão otimistas. Conceição Aparecida Rodrigues Sartorelli, proprietária do empório Sartorelli, diz acreditar numa movimentação semelhante a do ano passado. “O movimento até o fim da semana passada ficou bem abaixo do esperado. Na última sexta-feira começou a aumentar a procura”, diz.
Entre os produtos mais procurados estão o tradicional bacalhau, o azeite e a azeitona portuguesa. “Além disso, os clientes aproveitam para comprar algumas castanhas. Nesta época, devido ao movimento mais intenso, aumenta a procura por nozes”, afirma Conceição.
De acordo com Renato Martins, diretor regional da Apas, é normal que a última semana seja a mais movimentada em supermercados e outros estabelecimentos comerciais. “Até semana passada, o movimento seguiu normal, sem grandes alterações. Tradicionalmente, os consumidores deixam para comprar na última semana”.
A Peixaria Rio Preto Pescados, que faz a distribuição de peixes em atacado e varejo, aposta alto no período. Segundo o gerente comercial da empresa, Fábio Rogério Pereira Gusman, a expectativa é de um crescimento de 30%. “Este ano, a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa caíram em um período muito favorável. No mês de abril, a maioria das obrigações dos consumidores com as contas de início de ano já acabaram, o que permite um gasto maior. Além disso, a data está no meio do mês, entre o pagamento e o vale”, analisa.
Tilápia
Apesar de o bacalhau ser o peixe tradicional para este período, a tilápia tem crescido no interesse dos consumidores. “Muita gente tem optado pela tilápia, por isso o peixe está conquistando o público. Ele é um pouco mais caro que outros filés, como o de merluza, mas é de qualidade e quase não tem espinhos”, afirma Fábio Rogério Pereira Gusman, gerente comercial da Peixaria Rio Preto Pescados.
Na Peixaria Santa Marcelina, o bacalhau já não é o mais procurado, diz o proprietário Augusto Chaves Cardoso Martins. “O bacalhau perdeu um pouco da clientela este ano. As pessoas estão investindo mais em outros peixes, experimentando. A tilápia e o salmão são os principais".
Pesquisa resulta em economia
Além dos peixes, o ovo de páscoa também é o queridinho dos consumidores no período, mas é preciso ficar atendo aos preços. Em Rio Preto, de um supermercado para outro, eles podem variar até 38,14%. E os ovos serão os principais responsáveis pelos gastos dos brasileiros. Segundo pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), eles serão responsáveis por 81,4% dos presentes. Em seguida aparecem bombons (31,7%) e bichos de pelúcia (2,8%).
Em média, os brasileiros devem gastar R$ 99 com produtos de Páscoa este ano. Uma das opções, para economizar, é trocar o ovo de páscoa por barras ou caixas de bombons, afirma a Proteste Associação de Consumidores. É uma alternativa econômica para quem deseja gastar menos. Mas a entidade aconselha a pesquisa, mesmo que seja para barras, já que elas também ficam mais caras nesta época do ano devido à sazonalidade.
No caso de optar o ovo de chocolate de qualquer forma, principalmente quando é preciso presentear uma criança, a Proteste alerta para que o consumidor adquira o produto pelo seu peso, e não pelo número impresso na embalagem, pois são encontrados ovos com a mesma numeração, mas pesos variados.
Reduza os gastos na Páscoa:
::Planeje-se. Faça uma lista antecipada das pessoas para as quais você pretende dar ovos de Páscoa, colombas ou qualquer outro produto relacionado à Páscoa. A lista ajuda a comprar a quantidade certa e de uma só vez, evitando, assim, as tradicionais volta às compras em dias de muito movimento, onde se terá menor oferta, eventualmente maior preço e o risco eminente de comprar mais do que o necessário
:: Ao invés de comprar ovos para todos os amigos e familiares,que tal propor um amigo oculto?
:: Pesquise, pesquise e pesquise muito.
Veículo: Diário Web
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País