Economia
11/04/2014 12:14 - Paulistanos estão mais dispostos a comprar no 2º tri
A intenção de compra do paulistano no varejo cresceu 3,6 pontos porcentuais no período relativo de abril a junho em comparação ao primeiro trimestre de 2014, informou nesta quinta-feira, 10, levantamento do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia) em parceria com a Felisoni Consultores Associados. A pesquisa mostra que 53,2% dos paulistanos pretendem adquirir um bem durável no segundo trimestre, ante 49,6% no primeiro período do ano.
Na comparação com o segundo trimestre de 2013, porém, o levantamento informa que a intenção de compra do paulistano recuou 6 pontos porcentuais. Para o período de abril a junho do ano passado, 59,2% dos pesquisados sinalizavam a intenção de comprar um bem durável. De acordo com o Provar/Fia, o resultado do segundo trimestre de 2014 é o menor para este período do ano desde 2004, quando a intenção de consumo foi de 45,1%.
A amostra de intenção de compra do paulistano no varejo físico é composta por 500 consumidores e aborda diversas categorias de produtos, além da utilização do crédito nas compras de bens duráveis.
Internet
A intenção de compra do paulistano na internet no segundo trimestre deste ano recuou 3 pontos porcentuais, para 85,3%. O indicador de intenção de compra no e-commerce do primeiro trimestre de 2014 havia ficado em 88,3%.
O indicador divulgado hoje representa uma expressiva alta em comparação à intenção de compra do paulistano na internet observada na pesquisa do segundo trimestre de 2013, quando o índice foi de 76,5%.
De acordo com a pesquisa, entre os itens que os paulistanos mais mencionaram que pretendem comprar na internet estão nos segmentos de telefonia e celulares (27,6%), informática (25,8%) e eletroeletrônicos (23,9%). De acordo com o Provar/Fia, todas as outras categorias do e-commerce apresentaram queda ou estabilidade na intenção de compra em relação ao primeiro trimestre de 2014.
A situação de comprometimento de renda do paulistanos melhorou no levantamento do segundo trimestre de 2014 do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia) em parceria com a Felisoni Consultores Associados. Os dados divulgados hoje mostram que atualmente sobram 10,7% da renda das famílias da cidade de São Paulo, ante 9% da pesquisa anterior.
De acordo com o Provar/Fia, o crediário é o principal fator para o resultado do segundo trimestre de 2014, responsável pelo comprometimento de 22,7% do orçamento familiar paulistano. As outras obrigações mencionadas no levantamento foram educação (20,1%) e alimentação (18,6%). A intenção de uso de crédito para novas compras se manteve estável em relação à pesquisa anterior, em 72,1%.
O levantamento do Provar/Fia mostra que 21,4% dos paulistanos pouparam uma parte das suas receitas nos últimos três meses, ante 26% na pesquisa anterior.
Preferência
Os itens que serão mais adquiridos pelos paulistanos no segundo trimestre de 2014 são vestiário e calçados (21%), telefonia e celulares (11,8%) e viagens e turismo (10,6%). O menor índice foi observado em relação aos imóveis, 1,6% no segundo trimestre deste ano.
Veículo: A Tarde - BA
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País