Economia
08/04/2014 11:46 - Páscoa | Varejistas de BH estão menos otimistas
Percentual dos que apostam em crescimento dos negócios (53,4%) é bem menor que o do ano passado (72,6%)
Os empresários de Belo Horizonte estão otimistas com a chegada da Páscoa - primeira data comemorativa do varejo no ano - segundo Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). Mas, embora 53,4% dos comerciantes esperem por vendas melhores que em 2013, o percentual daqueles que apostam em crescimento dos negócios é bem menor que o registrado no mesmo levantamento realizado no ano passado (72,6%).
Para a estatística da entidade Luana Oliveira, a queda no percentual de otimismo se deu em função do atual momento pelo qual passa o país, principalmente em função das incertezas em relação ao futuro da economia.
"Os custos subiram e os empresários tiveram que repassar isso para o consumidor. Além disso, neste ano teremos eleições. As pessoas estão mais cautelosas em relação ao futuro", afirmou.
A pesquisa foi realizada com 113 empresários de Belo Horizonte, entre os dias 24 e 26 de março e a margem de erro é de 7%. Conforme a estimativa, 89,3% dos empresários ouvidos acreditam que a Páscoa tem efeito positivo no ritmo dos negócios, mas 33% acreditam que vão comercializar o mesmo volume do ano anterior.
Conforme a pesquisa, 72,6% dos empresários entrevistados acreditam que a comemoração da data em si é o principal fator que pode levar os consumidores às compras. No entanto, para 67,3% dos respondentes, o preço alto dos ovos de Páscoa pode inibir as vendas. "Muita gente pode preferir trocar os ovos que são mais caros por opções mais baratas, como barras de chocolate e bombons", observou.
A pesquisa também mostrou que para a maioria dos comerciantes (93,8%) a data cair no início ou no final do mês influencia diretamente as vendas. "Caso a Páscoa ocorra no final do mês, as expectativas caem. Neste ano, acontece um pouco depois da primeira quinzena, o que não foi considerado negativo pelos pesquisados", disse Luana.
A pesquisa revela ainda que dos 53,4% dos entrevistados que estimam vendas melhores neste ano, 83% têm a expectativa de aumento de até 20% nas suas vendas e 9,4% esperam aumentar entre 20% e 50%.
Neste ano, os empresários também estão apostando em medidas para incrementar as vendas para a Páscoa. Segundo o levantamento, 54,4% disseram que colocarão os produtos em promoção e 21,1% pretendem aumentar a visibilidade da vitrine da loja. Já 11,6% apostam na diversificação do mix de produtos.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País