Economia
30/01/2009 09:05 - Brasileiro confia mais nas empresas
A crise financeira internacional não foi suficiente para abalar a confiança dos brasileiros nas empresas. Pelo contrário: a confiança aumentou. Segundo o Estudo Anual de Confiança da Edelman, organização internacional da área de relações públicas, a credibilidade que os brasileiros depositam nas companhias aumentou de 61% (2008) para 67% (2009). Assim, as companhias passaram a ocupar o primeiro lugar entre as instituições na preferência da população nacional - no ano passado, o posto era ocupado pela imprensa.
Em sua décima edição, o estudo foi realizado entre novembro e dezembro de 2008 a partir de entrevistas por telefone com 4.475 pessoas em 20 países. Os resultados da edição deste ano foram apresentados durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.
O trabalho mostra que a credibilidade nas empresas é maior nos países emergentes, na comparação com os mercados desenvolvidos. Na América do Norte, por exemplo, o índice de confiança é de 37%, enquanto na União Europeia é de 43%. Nos países do BRIC, a porcentagem é de 63% e na Ásia-Pacífico, 57%. A América Latina igualmente apresenta um bom índice de credibilidade (69%).
Governo
Outro dado importante do estudo é o de que a confiança do brasileiro no governo praticamente dobrou em relação ao estudo anterior. Em 2009, o índice é de 43%, enquanto em 2008 foi de 22%. "Isso pode ser explicado pelo bom momento econômico do País no ano passado. Em 2008, registrou-se o menor índice de desemprego desde 2002, a economia cresceu muito e as reservas cambiais estavam elevadas", analisa Ronaldo Mincheff, presidente da Edelman no Brasil.
Embora menor que a média computada no conjunto dos Bric ( 55%), deve-se destacar, além do aumento substancial da credibilidade do governo, o fato de o dado ser superior ao de países como EUA (30%) e França (34%).
Como aponta Mincheff, as mudanças mais significativas entre a edição anterior do estudo e atual se deram nos países do coração do capitalismo, justamente os que estão no olho do furacão da crise. "Nos EUA, a confiança nas empresas despencou, o que se explica pelo agravamento da crise internacional.
Veículo: Gazeta Mercantil
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País