Economia
14/03/2014 08:25 - Tendências aposta em varejo forte em fevereiro
O resultado positivo das vendas do varejo ampliado, que subiram 3,5% em janeiro contra o mesmo mês do ano passado, foi puxado pela antecipação das compras de veículos, de acordo com a economista Mariana Oliveira, da Tendências Consultoria Integrada. Ela explica que a corrida às concessionárias aconteceu para aproveitar estoques ainda sem elevação da alíquota do IPI e sem obrigatoriedade dos itens de segurança como airbags, que encarecem os automóveis. A antecipação das compras de carros ainda pode ter resquícios no mês de fevereiro, que deve apresentar comércio forte devido ao efeito calendário. Na continuidade do ano, no entanto, a expectativa da economista é de desaceleração do varejo.
"As condicionantes apontam para uma desaceleração ao longo do ano, devido ao baixo crescimento de renda e inflação resistente", explica Mariana. A expectativa da Tendências, de acordo com ela, é de crescimento de 4% no ano no varejo restrito, contra alta de 4,3% em 2013, e de 3,3% no dado ampliado, contra 3,6% no ano passado. Ela destacou que é esperada para o ano uma "leve recuperação do crédito livre", mas lembra que ainda serão sentidos os efeitos de uma política monetária contracionista.
O mês de fevereiro, contudo, será beneficiado pelo calendário. Tanto pelo fato de que o carnaval, neste ano, ficou no mês de março, como também por conta da antecipação das compras antes do feriado. "A antecipação de compras antes do carnaval cai justamente na última semana de fevereiro", apontou Mariana.
De acordo com a economista, a alta de 0,4% em janeiro ante dezembro no varejo ampliado aconteceu "a despeito do arrefecimento da massa das famílias, do aumento nas taxas de juros e da trajetória de queda da confiança do consumidor". O crescimento do comércio no primeiro mês do ano pode ser explicado pela "trajetória dos preços de alimentos e vestuário, que vieram abaixo da sazonalidade", de acordo com a economista.
Veículo: Estado de Minas
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País