Economia
12/03/2014 12:30 - Índice semanal de preços sobe em 4 das capitais pesquisadas
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou em quatro das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de março. A maior alta foi observada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde a taxa aumentou 0,16 ponto percentual, ao passar de 0,64% em fevereiro para 0,8% na primeira semana de março.
Outras cidades que tiveram alta da inflação foram São Paulo (0,14 ponto percentual), que passou de 0,55% para 0,69%; Rio de Janeiro (0,1 ponto percentual) de 1,14% para 1,24%; e Salvador (0,05 ponto percentual) de 0,36% para 0,41%. Três capitais tiveram queda na taxa: Recife (0,2 ponto percentual) de 0,32% para 0,12%; Brasília (0,16 ponto percentual) de 0,42% para 0,26%; e Belo Horizonte (0,1 ponto percentual), de 0,78% para 0,68%.
Em outro indicador elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), nove capitais apresentaram elevação nos preços da cesta básica em fevereiro em relação a janeiro, enquanto outras nove registraram queda.
Aracaju e Florianópolis foram as capitais que registraram as maiores altas no preço do conjunto de itens básicos, com elevação de 5,31% e 2,49%, respectivamente. Além disso, tiveram alta em fevereiro a cidade do Rio de Janeiro (1,35%), Campo Grande (1,22%), Belém (0,83%), São Paulo (0,58%), Goiânia (0,54%), Vitória (0,40%) e Natal (0,04%).
Em fevereiro, o maior custo da cesta foi registrado em Florianópolis (R$ 330,75), seguido de Vitória (R$ 328,43) e São Paulo (R$ 325,35). No acumulado nos últimos 12 meses, entre março de 2013 e o mês passado, 5 capitais registraram alta no conjunto de itens básicos: Florianópolis (5,18%), Vitória (4,80%), Belém (4,24%), Rio de Janeiro(2,57%) e Curitiba (0,08%).
Inflação da Internet
O índice e-Flation registrou, em fevereiro, deflação de 1,61% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, uma queda de 2,71 pontos percentuais em relação ao mês anterior, em que se registrou inflação de 1,10%, e queda de 2,09 pontos percentuais em relação a fevereiro de 2013, quando foi apurado +0,48%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador ainda contabiliza inflação de 2,03%, representando aumento de 5,71 p.p. em relação a igual período do ano passado, quando o percentual observado era de -3,68%.
No total, as categorias que apresentaram inflação em fevereiro foram: Medicamentos +0,90%, CDs e DVDS +2,47%, Cine e fotos +1,90%, Eletrodomésticos +3,54%, Eletroeletrônicos +2,16% e Perfumes e cosméticos" +0,63%. Já as categorias que contabilizaram deflação foram: Livros -7,96%, Telefonia e celulares -6,92%, Informática -3,10%, Brinquedos -0,26% e Moda -2,66%.
O índice e-Flation é desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, para monitorar os preços na Internet.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País