Economia
25/02/2014 08:02 - Inflação afeta a confiança do consumidor
As avaliações sobre a situação econômica e as expectativas quanto aos rumos da inflação e do mercado de trabalho derrubaram a confiança do consumidor pelo terceiro mês consecutivo e reforçam as perspectivas de demanda mais fraca. Em fevereiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 1,7% na comparação com janeiro, para 107,1 pontos, o menor nível desde maio de 2009 (103,6 pontos).
"Não houve nenhuma reação. Isso aponta para uma desaceleração do lado da demanda do consumidor, e não há expectativas de que isso vá mudar no curto prazo", avaliou a economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) Viviane Seda, coordenadora da pesquisa.
Neste mês, a queda mais intensa da confiança (-7,1%) foi entre os consumidores da faixa de renda 1 (até R$ 2,1 mil mensais). "Eles demoram um pouco mais para perceber a economia real, mas o consumidor está de fato sentindo um pouco mais a inflação, o aperto (dos juros), está se tornando mais endividado. Ele também está retraindo a compra de bens duráveis", explicou Viviane.
"Eles fazem uma avaliação econômica provavelmente baseada no salário mínimo, que teve um reajuste menor. A situação financeira também está piorando para eles, com juros maiores, menos crédito e maior dificuldade para quitar dívidas. uma opinião muito mais influenciada pelo seu cotidiano", acrescentou
Apesar disso, os consumidores de renda mais alta (acima de R$ 9,6 mil mensais) são os que mantêm a menor confiança entre todas as classes, e também estão mais distantes da média histórica dos últimos cinco anos. "Eles são influenciados por outros fatores, como queda dos valores dos ativos (na Bolsa de Valores) e possibilidade de piora do rating soberano do país", justificou Viviane.
São também os consumidores mais abastados que sustentam a visão mais pessimista em relação ao mercado de trabalho no futuro. "Esses consumidores não preveem aumento de emprego para uma escolaridade mais alta", disse a economista.
Manifestações - O índice que mede a avaliação dos consumidores sobre a situação atual da economia caiu 5,5% em fevereiro, depois de recuar 4% em janeiro, sendo um dos principais impactos de baixa no ICC. Aos 74,2 pontos, essa variável atingiu o menor patamar desde julho de 2013 (68,5 pontos), quando diversas sondagens mostraram a confiança afundando na esteira das manifestações populares que tomaram várias cidades no país.
"Em julho, havia muitas questões mexendo com a cabeça dos consumidores, parecia muito mais uma percepção do que (piora nos) fundamentos econômicos. Aí agora vem a questão: é só percepção ou o consumidor realmente acha que os fundamentos estão piorando?", questionou Viviane.
As expectativas em relação à economia se posicionaram num nível ainda pior. Com queda de 3,8% em relação a janeiro, a confiança nesse quesito ficou em 99,5 pontos, o menor patamar desde março de 2009 (95,9 pontos).
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País