Economia
24/02/2014 12:15 - Carnaval lucra com vendas de ultima hora
Um dos produtos mais comercializados nesta época do ano são as bebidas; artigos para a folia têm baixa procura
O comércio de produtos típicos para a data ainda não empolga, mas os lojistas calculam que a procura vai crescer faltando poucos dias para o Carnaval. Entre os supermercados, a expectativa é pelo clima, que influencia diretamente a venda do principal item deste período: as bebidas.
Proprietário há 15 anos da Glow, loja de fantasias em Porto Alegre, Paulo Scherer conta que o movimento não tem sido forte. “A classe C está bastante endividada”, avaliou. Em compensação, alguns eventos têm melhorado a cada ano seu resultado, como o Halloween, Dia das Bruxas tradicional no hemisfério norte, comparou ele.
Para o primeiro Carnaval de Arthur, de nove meses de idade, que estará no bloco Maria do Bairro, a mãe e moradora da Cidade Baixa Cintia Rebis comprou uma fantasia de palhaço. O tradicional bloco desfilou no sábado à tarde e costuma reunir milhares de participantes.
Também em busca de fantasias prontas, o lojista Fabio Teixeira lamentou o desinteresse com os bailes de Carnaval nos clubes. Em sua cidade, Nova Prata, o clube municipal anunciou, pela primeira vez, que não fará a tradicional festa neste ano. Teixeira comprava disfarces para revenda em sua loja. “O Carnaval nos clubes está caindo”, constatou.
Na mesma loja especializada, a moradora de Sertão Santana Angela Tessmann Bitencourt procurava uma fantasia para o filho Yuri e uma coroa para o colega que desfilaria na gincana da escola como “rei Pelé”. No evento, promovido pelo município, a escola veste fantasias, e seu filho iria com uniforme de Seleção Brasileira. Para o Carnaval, ele escolheu uma máscara do “Homem de Ferro”.
A internet pode ajudar a resolver a dúvida entre comprar uma fantasia pronta ou prepará-la em casa. O site Zoom, que compara preços, constatou diferença de 11% entre os anúncios de fantasia de “Mulher Maravilha”, a partir de R$ 116,91. No disfarce de “Chaves”, o comediante mexicano, há variação de 17% no preço (o mais barato custa R$ 162,33, enquanto a montagem da fantasia pode custar R$ 171,90). Ancorado na venda de bebidas, o movimento dos supermercados durante o Carnaval depende muito do clima, mas em geral a data representa em torno de 3% das vendas do setor, estima o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antonio Cesa Longo. Com calor, o comércio de cerveja pode subir 40% nos dias da festa em relação à procura habitual.
Veículo: Jornal do Comércio - RS
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País