Economia
21/02/2014 11:44 - Cartão de crédito predomina como forma de pagamento em BH
Dinheiro de plástico sai na frente, sendo responsável por 82% das vendas a prazo
A forma de pagamento mais utilizada nas compras em Belo Horizonte continua sendo o cartão de crédito. Segundo pesquisa da Fecomércio Minas, em janeiro, as vendas a prazo corresponderam a 70% das transações. Entre as operações, o dinheiro de plástico sai na frente, sendo responsável por 82% das vendas a prazo. Os cartões próprios responderam por 5%, cheques (10%) e boletos (3%).
A participação dos meios de pagamentos eletrônicos atingiu 87% das operações. Para os empresários, estimular as vendas parceladas pode ser uma forma de evitar o risco da inadimplência e garantir o "pacote de benefícios" junto às administradoras (redução de taxas e/ou aluguéis de terminais).
O cartão tem sido utilizado como instrumento de parcelamento das compras, com mais frequência para pagamento de três a dez parcelas, com participação de 88,2% no total de registros. Entre as transações parceladas 18,8% são efetuadas em seis vezes e 20,8% em quatro parcelas.
Conforme o economista da Fecomércio MG Juan Moreno o estímulo se dá pela facilidade e conveniência do acesso, aliado ao pagamento parcelado sem juros. "O ambiente de negócios está dominado pelo modelo do uso da moeda/parcelamento eletrônico, cujo estímulo do uso se dá pelos atributos de premiação, como milhagem, bônus de compras e serviços."
A sondagem mostrou, ainda, que 11,6% dos empresários trabalharam com cheques em janeiro de 2014, índice superior ao apurado em dezembro 2013 (10,3%). A não aceitação de cheques foi a ação mais presente para gerenciar o risco da inadimplência, com 91% das respostas, acima das pesquisas anteriores. Já em relação à antiga prática do crediário, apenas 4% dos entrevistados trabalham com boletos.
Veículo: Estado de Minas
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País