Economia
20/02/2014 07:50 - Atacado puxa IGP-M para baixo na 2ª prévia, diz FGV
Os três índices que compõem o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) desaceleraram na segunda prévia de fevereiro, contribuindo para uma taxa menor no período, com alta de 0,24%. Em igual apuração do mês de janeiro, a elevação havia sido de 0,46%. O alívio veio principalmente dos preços no atacado, mas a inflação ao consumidor, no primeiro arrefecimento do ano, e na construção também perdeu força, ainda que em menor medida.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou leve aumento de 0,06%, depois de subir 0,36% na segunda prévia de janeiro. O corte na taxa foi determinado principalmente pelo preços das matérias-primas brutas, com destaque para produtos agrícolas.
O preço da soja em grão caiu 7,05%, aprofundando a queda que já era de 3,74% em janeiro. Também desaceleraram o farelo da soja (-4,69% para -6,21%), as aves (0,38% para -2,88%) e o milho em grão (3,19% para 1,16%). No sentido contrário, aceleraram a laranja (4,13% para 9,47%), o leite in natura (-5,02% para -3,83%) e o trigo em grão (-2,44% para -0,49%). Devido à importância de soja e milho, o índice referente a matérias-primas brutas caiu 0,86%, após subir 0,16% em janeiro.
Os bens finais também perderam força na passagem do mês, com queda de 0,08%, depois de subir 0,25% na segunda prévia de janeiro. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a maior contribuição veio dos alimentos processados (0,74% para -1,01%).
No atacado, a única influência no sentido de aceleração veio dos bens intermediários, cuja taxa passou de 0,64%, em janeiro, para 0,98%, em fevereiro. O destaque ficou com os materiais e componentes para a manufatura (0,08% para 0,72%).
Consumidor
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,64% na segunda prévia de fevereiro, ante 0,73% em igual apuração de janeiro. Trata-se do primeiro movimento de arrefecimento nos preços ao consumidor no ano. A principal contribuição veio do grupo Alimentação (0,98% para 0,29%). Nesta classe de despesa, cabe mencionar o item hortaliças e legumes, cuja taxa passou de 2,95% para -3,03%, um comportamento incomum para esta época do ano.
Também desaceleraram os grupos Transportes (1,07% para 0,53%) e Vestuário (0,10% para -0,42%). Na primeira classe de despesa, destaca-se o item gasolina (2,52% para -0,11%), e na segunda, roupas (-0,12% para -0,98%).
No sentido oposto, aceleraram os grupos Habitação (0,37% para 0,75%), Educação, Leitura e Recreação (1,56% para 2,05%), Despesas Diversas (1,04% para 2,35%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,46% para 0,60%) e Comunicação (0,05% para 0,28%).
Nestes grupos, destacam-se os itens empregados domésticos (0,47% para 1,97%), passagem aérea (-4,35% para 9,43%), cigarros (2,12% para 4,52%), artigos de higiene e cuidado pessoal (0,29% para 0,88%) e tarifa de telefone móvel (0,09% para 0,75%), respectivamente.
Construção
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,47%, ante 0,53% na segunda prévia de janeiro. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços avançou 0,62%, depois de subir 0,29%. Já o custo da Mão de Obra aumentou 0,33%, perdendo força ante janeiro, quando registrou 0,74%.
Veículo: A Tarde - BA
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País