Economia
17/02/2014 07:55 - Calor faz indústria suar para elevar ganho
Mesmo com hora extra e ampliação de produção, fabricantes de produtos sazonais não dão conta de demanda. Ainda assim, verão com temperaturas recordes aquece as vendas de ventiladores, cerveja, água mineral e sorvete
O calor recorde do início do ano --janeiro mais quente em 71 anos em São Paulo, 30 no Rio e quase 100 em Porto Alegre-- transformou o que seria um início de ano morno em grandes oportunidades, sobretudo para fabricantes de produtos sazonais.
Mas a indústria foi pega de surpresa e só quem tinha algum esquema de emergência conseguiu aproveitar o aumento de demanda.O setor cervejeiro, por exemplo, que movimenta mais de R$ 60 bilhões/ano, entrou em 2014 com o pé no freio, reflexo do ano anterior, com a primeira queda na produção após seis anos de alta.
Em janeiro, a produção recuou 2,5% ante igual mês de 2013, quando o setor estava abastecido para o Carnaval. "Janeiro foi um mês bom para a indústria, mas não surpreendente", diz Paulo Petroni, diretor da CervBrasil, que reúne os principais fabricantes. "Não fosse pelo calor intenso, teria sido pior."
A expectativa é que a produção se recupere neste mês, devido ao Carnaval e com a manutenção das altas temperaturas. "Esperamos fechar o primeiro trimestre com números próximos aos de 2012, que foram recorde."
ÁGUA
Já os fabricantes de água conseguiram atender os pedidos extras com o esquema que prepararam para a demanda da Copa. O desempenho de janeiro elevou de 20% para 30% a previsão de expansão de vendas no ano."Até 45% de alta tudo bem. Se for mais do que isso, poderá ser o caos. Faltarão embalagem e caminhão para transporte", diz Carlos Lancia, presidente da Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral).
Mas o setor já estuda um plano para evitar desabastecimento se houver racionamento em São Paulo: alterar a distribuição de algumas marcas.A medida restringiria a variedade de marcas, mas, segundo Lancia, seria uma forma de garantir que não faltará produto nas gôndolas.
Na Eletros (associação dos fabricantes nacionais de eletroeletrônicos), tem gente rezando para uma trégua no calor para dar um respiro na produção de ventiladores."Podia chover dois dias e depois voltar a fazer calor", brinca o presidente da Eletros, Lourival Kiçula.
Na linha de produção de ventiladores da Qualitas, em Itapira (SP), o volume de horas extras cresceu 40% e ainda assim o empresário Paulo Stivalli não consegue atender todos os pedidos."Cheguei ao meu limite e estou com dificuldade para obter componentes", diz o empresário, que estima vender neste verão o que havia planejado para o ano inteiro. "É uma tristeza deixar de aproveitar a oportunidade, mas não há mais capacidade."
O setor concorre com importados chineses, mas o calor repentino serviu de barreira. "O que tinha de produto chinês acabou em dezembro. De lá para cá, o mercado está sendo suprido pelo produto nacional", diz Stivalli.
Na Zona Franca de Manaus, as fábricas de ar-condicionado operam na capacidade máxima e com estoques zerados. "Não existe possibilidade de um lojista fazer pedido hoje e receber antes de março ou abril", diz Mauro Apor, vice-presidente da Abrava, que reúne fabricantes de ar-condicionado.
Veículo: Folha de S. Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País