Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

06/02/2014 10:38 - Setor varejista cresceu entre 5% e 6% no ano passado

Em 2013, o setor atacadista mineiro registrou desempenho superior ao nacional, que cresceu 4,2% em relação ao ano anterior. De acordo com o presidente da Associação dos Atacadistas e Distribuidores de Minas Gerais (Ademig), Virgílio Villefort, o segmento fechou o ano passado com acréscimo entre 5% e 6% no faturamento.


"Os dados oficiais só sairão em março, mas, com certeza, nós crescemos acima da média nacional", comemorou. Segundo ele, o resultado não foi uma surpresa e está dentro do previsto pela entidade desde o início do ano.


A projeção se apoia em vários fatores, entre os quais estão a capilaridade do segmento, a diversidade dos produtos comercializados e os investimentos realizados pelas empresas.


A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) alega não possuir dados referentes à participação de Minas Gerais no total do faturamento do setor, mas informou que o Sudeste é responsável por 55% das vendas originadas no país.


No Estado, estão sediadas a maioria das grandes empresas do segmento. "Somos maiores que o restante do país. Minas é tradicional em distribuição", ressaltou Villefort.


No ano passado, dados do ranking Abad/Nielsen, mostrou que das 19 empresas mineiras listadas em todas as categorias do levantamento, apenas uma apresentou queda no faturamento em 2012 na comparação com o ano anterior.

Para 2014, o cenário também é positivo, segundo o presidente da Ademig. "Devemos repetir 2013, acredito que Minas deva continuar crescendo acima do país", avalia.


Guerra fiscal - Mas nem sempre foi assim. De acordo com Villefort, até alguns anos atrás, os atacadistas mineiros eram muito prejudicados pela guerra fiscal. "Desde que o governo do Estado passou a combater o problema - principalmente contra Espírito Santo, Rio De Janeiro, Goiás e Distrito Federal - a situação mudou. Hoje, os mineiros passaram a comprar mais de mineiros", observou.


Villefort acrescentou que o fato de 2014 ser um ano movimentado, com Copa do Mundo e eleições, não deve interferir no desempenho do setor. "Não acho que irá aumentar muito o consumo em função da Copa", ressaltou.

Já em âmbito nacional, a perspectiva da Abad é que 2014 também não deverá ser muito diferente de 2013. A expectativa da entidade é de um crescimento de 3,5% neste ano.


O setor atacadista brasileiro é focado especialmente no varejo alimentar de produtos industrializados, além de produtos de higiene e de limpeza doméstica. Como os itens de consumo básico das famílias constituem a parte mais significativa do faturamento dos agentes de distribuição, o setor tem apresentado crescimento contínuo nos últimos 12 anos.



Veículo: Diário do Comércio - MG

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>