Economia
08/01/2014 11:42 - Prejuízos no varejo diminuem vendas e crescimento do PIB
As perdas contabilizadas no varejo, por reduzirem a margem de lucro e, consequentemente, de compra e produção, influenciam diretamente no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), segundo especialistas da área de prevenção de perdas em empresas do varejo. Com menos faturamento, os gerentes investem menos nas compras, o que reflete na redução da produção e demais aspectos da economia brasileira.
Carlos Eduardo Santos, presidente do comitê de prevenção de perdas do Ibevar, diz que estamos em um cenário em que são necessárias maiores e melhores estratégias para reduzir perdas e otimizar ganhos. Santos conta que recentemente "várias empresas investiram muito em prevenção de perda; tiveram iniciativas de implementar programas que gerassem esse tipo de resultado".
O presidente aponta como crescente o número de empresas que criaram departamento de gestão de perdas. Entretanto, mais gerentes precisam investir na redução de seus prejuízos, que embora indesejados, acontecem em qualquer empresa. O segmento de supermercados foi o principal responsável pelo crescimento do varejo em 2013. O segmento se destacado porque o mix de produtos vendidos está cada vez mais diversificado, e abrange todas as áreas da produção comercial do País. Ainda assim, somente 28% das redes supermercadistas investem em planejamento para redução de perdas.
Carlos Eduardo Santos diz que embora não seja um aumento muito expressivo, de em média 0,20% ao ano, como aconteceu entre 2011 e 2012, o crescimento das perdas no varejo chama a atenção. Em comparação no Brasil, em 2011, o percentual de perda foi de 1,76% contra 1,75% em 2010. Já nos EUA o valor foi 1,41% contra 1,58%, respectivamente.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País