Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

16/12/2013 13:53 - Vendas natalinas podem crescer 25%

Apesar das previsões pessimistas para o comércio, as expectativas para as vendas on-line no período do Natal apontam crescimento de 25% em relação à 2012. Os dados são de levantamento da E-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico.

As compras pela internet, que devem movimentar R$ 3,85 bilhões entre 15 de novembro e 24 de dezembro, foram impulsionadas pelos bons resultados da Black Friday, promoção que gerou R$ 770 milhões no último dia 29. Foi a quinta vez que o evento, originalmente americano, aconteceu no Brasil.O otimismo no e-commerce contrasta com indicadores negativos no varejo. Na quinta-feira passada, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) anunciou que o setor tende a fechar 2013 com crescimento de 4,5% - o mais baixo da década.

Ao mesmo tempo em que aqueceu o e-commerce, a Black Friday também antecipou as compras de Natal. Uma pesquisa feita pelo site Reclame Aqui com 1,7 mil consumidores mostrou que 20% deles aproveitaram para adiantar os presentes.Segundo Pedro Eugenio, presidente do Busca Descontos - portal que organizou a promoção em 2012 -, o evento adiantou em uma semana o período tradicional de procura por presentes. "Os descontos atraíram consumidores, que se planejaram com mais antecedência".

Para o diretor geral da E-bit, Pedro Guasti, a promoção levou à uma concentração das vendas em alguns dias e pode diminuir o movimento próximo ao Natal. "Em 2011, a segunda semana de dezembro trazia um pico de vendas, o que não percebemos em 2012 e não deve acontecer neste ano", disse.

Uma pesquisa da empresa Clearsale sobre a influência da Black Friday nas vendas on-line para o Natal reforça essa percepção. Um gráfico desenvolvido pela empresa mostra que as compras a três semanas do Natal eram maiores nos anos anteriores à primeira edição da Black Friday, em 2009. Elas também apresentavam um pico a duas semanas das comemorações natalinas.

Os números de 2012, no entanto, mostram uma grande elevação na Black Friday e uma progressiva queda em dezembro. Guasti considera que essa mudança deve diminuir o movimento dos sites perto do dia 24 e facilitar a vida de consumidores. No entanto, ele não aconselha comprar em cima da hora.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>