Economia
02/12/2013 13:07 - Comércio espera grande lucro no Natal
O momento atual do comércio é relativamente fraco, mas as perspectivas apontam que o setor espera ter um fim de ano um pouco melhor do que foi em 2012. "O quadro é de um ritmo moderado de crescimento, mas a expectativa de vendas em um horizonte mais curto de tempo influencia uma melhora", diz o economista e superintendente de Ciclos Econômicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Aloisio Campelo.
Segundo Campelo, os empresários incluem nessa projeção uma expectativa de crescimento nas vendas para o Natal - o que influenciou positivamente a confiança do comércio. "As expectativas estão parecidas com as do ano passado, apesar de a economia estar em desaceleração. Isso, de certo modo, é favorável."
Por outro lado, a retomada da inflação e o cenário menos favorável do lado do crédito (com juros mais altos) e da renda pesou mais e comprometeu a confiança do setor em relação à situação atual. Com isso, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 5,2% no trimestre encerrado em novembro, na comparação com igual período de 2012.
A melhora observada no terceiro trimestre, segundo Campelo, foi revertida para uma nova tendência de queda no 4º trimestre. "A confiança perdeu fôlego", disse. "Apesar de estar em um patamar mais alto do que no início do ano, está menor do que no trimestre passado."
Situação atual
Na comparação interanual trimestral, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) teve queda de 9,8% no trimestre até novembro, mais forte do que a baixa de 5,6% apurada nos três meses até outubro. "Isso sinaliza uma moderação no ritmo de atividade, tanto em relação ao período entre 2005 e 2010, de grande expansão no varejo, quanto ao segundo e terceiro trimestres deste ano".
A piora é generalizada entre os setores, tanto no atacado quanto no varejo restrito e no ampliado (que considera as vendas de veículos e de material de construção). Mas a situação menos favorável fica com o setor de veículos, contabilizando o ritmo mais fraco de vendas. Em novembro, o ISA para o segmento caiu 17,6% em relação a igual mês de 2012.
Em materiais de construção, apesar de o resultado se manter positivo no trimestre, também há desaceleração na ponta, embora Campelo aposte na recuperação do setor devido a alta demanda em função do aquecimento da construção, tanto residencial quanto de projetos maiores, já envolvendo a Copa do Mundo e as Olimpíadas
Expectativas
O Índice de Expectativas (IE-COM) teve queda de 2,1% no trimestre até novembro em relação a igual período de 2012. Nos três meses até outubro, o resultado havia sido de -2,9%, na mesma base de comparação. A desaceleração da queda veio do ganho de 0,4% na confiança no mês de novembro em relação a novembro do ano passado. "Isso reflete otimismo, ainda que moderado, para o período natalino", analisa Campelo. Para ele, a previsão de emprego para o setor (ainda que temporário) também prova o otimismo do segmento.
Segundo ele, vendedores dos setores de informática, perfumaria, móveis e eletrodomésticos se mostram mais otimistas - no caso dos dois últimos, também em função do programa "Minha Casa Melhor". Já o setor de supermercados perdeu a confiança frente à aceleração da inflação nos últimos meses, que dá insegurança sobre em que patamar os preços estarão nos próximos meses - e se eles conseguirão repassar essa alta integralmente para o consumidor sem perder em volume de vendas.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País