Economia
19/11/2013 08:04 - Lojistas já estão mais otimistas
Perspectivas de crescimento nas vendas melhoram à medida que o Natal fica mais próximo
Com a proximidade do Natal, principal data para o comércio varejista em termos de vendas, o otimismo dos lojistas de Belo Horizonte já começa a subir. Isso é o que demonstra estudo divulgado ontem pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas). Conforme a entidade, 96% esperam vendas melhores ou iguais já em novembro, na comparação com outubro. No mês passado, 75% dos entrevistados registraram faturamento superior ao do mês anterior.
As projeções para este mês, segundo 63% dos lojistas, é de que o nível de comercialização seja maior ao registrado em outubro. Outros 33% esperam que seja pelo menos igual e apenas 4% demonstraram pessimismo quanto ao desempenho dos negócios e apostam em vendas menores para o mês.
De acordo com a analista de pesquisa da Fecomércio Minas, Luana Thamires da Silva de Oliveira, o otimismo se deve à maior proximidade com o Natal. Conforme ela, o fato de o comércio não ter tido um desempenho muito favorável no decorrer de 2013, contribui para que os empresários depositem suas expectativas nos últimos meses do exercício. "A esperança de recuperar os resultados está nas vendas do Natal. Ou recupera ou será um ano aquém do tradicional", explica.
Na divisão por segmentos, Luana de Oliveira observa a diversidade de setores otimistas. Isso ocorre, segundo a analista, provavelmente, pela possibilidade de se presentear de várias maneiras diferentes pessoas nesta data. De acordo com o levantamento, os lojistas que comercializam artigos de vestuário (11,8%), calçados e artigos de viagem (5,1%), eletroeletrônicos com 4,7% das respostas são os mais otimistas em relação ao futuro desempenho das vendas. As lojas de produtos farmacêuticos também estão com expectativa de melhora nas vendas com 3,7%.
Além disso, para 40% dos entrevistados a situação financeira apresentou melhoras em outubro, com qualidade superior em relação a setembro; já 39% experimentaram uma situação igual e, 21% pioraram a situação de caixa. Assim, para novembro, 71% dos empresários entrevistados acreditam que irão melhorar o fluxo de caixa e 23% esperam que a situação irá permanecer igual ao mês anterior. Apenas 6% acreditam na piora da situação, ou seja, que poderá enfrentar um fluxo mais apertado de giro.
Estoques - Em relação aos estoques, dos empresários entrevistados, 64% responderam que fecharam o mês passado com estoques no ponto ideal, abaixo ao apurado em setembro (70%). Dos lojistas entrevistados, 21% encerraram outubro com estoques acima do esperado. O percentual de lojistas que tiveram seu estoque abaixo do esperado foi um pouco maior que o apresentado no mês anterior (15%).
Segundo a analista da Fecomércio Minas, para alavancar ainda mais os resultados dos próximos meses, os lojistas já estão preparando estratégias de negócios para o período, investindo na compra de mercadorias e criando promoções. Do total de lojistas entrevistados, 60% vão fazer algum tipo de ação que alie preço e qualidade dos produtos. "A aposta no período é grande e o empresário não quer perder venda. Está disposto a negociar e dar descontos nas compras à vista", observa Luana de Oliveira.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País