Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

10/10/2013 10:42 - Confiança do consumidor na economia cai em setembro

A confiança do consumidor brasileiro em relação à economia caiu quatro pontos em setembro: ficou em 135 pontos, contra 139 em agosto e 137 em julho de 2013. É o que aponta o Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos).

Há um ano, as expectativas sobre o futuro eram mais otimistas na ótica do consumidor: em setembro de 2012, o INC registrou 158 pontos. Na época, esperava-se por uma recuperação da economia, o que não se confirmou após o anúncio do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012, com crescimento de apenas 0,9%.

"A confiança do consumidor permanece acima de 100 pontos, indicando otimismo. Mas ele está cauteloso porque a economia não teve uma recuperação mais consistente. Esse cenário exige atenção na condução da política econômica para não comprometer a retomada", diz Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Em 2013, com as manifestações populares que começaram em junho, o consumidor passou a ter consciência de que a situação econômica não era positiva, o que fez o INC cair. Em abril, o índice marcou 156 pontos; em maio, 153; em junho, despencou para 138 pontos. Em julho, ficou em 137 pontos. Em agosto, subiu dois pontos (139).

Essa queda se deve à recuperação lenta da economia, resultando em maior cautela por parte do consumidor brasileiro.

O INC é obtido a partir de mil entrevistas domiciliares realizadas todos os meses, em nove regiões metropolitanas e em 70 cidades do interior brasileiro. A margem de erro é três pontos. O índice varia entre 0 e 200 pontos, sendo que 200 representa o otimismo máximo. Entre 100 e 200, está a região do otimismo; abaixo, o cenário é de pessimismo.

Classes e regiões


Em setembro, a classe C continuava otimista, apesar do declínio: o INC foi de 144 pontos em agosto para 140 em setembro. Em seguida vem o grupo das classes D e E, com leve baixa (de 128 pontos em agosto para 126 em setembro). As classes A e B permanecem com 125 pontos.

O grupo das Regiões Norte e Centro-Oeste se mantém na liderança, mas houve declínio: de 190 pontos em agosto foi para 163 em setembro. O Sudeste teve queda de 139 pontos em agosto para 136 em setembro. Já no Nordeste o INC foi de 134 pontos em agosto para 131 em setembro. A Região Sul é a menos otimista, mas a única com alta: de 126 pontos em agosto foi para 130 em setembro.

Nas 70 cidades do interior do Brasil analisadas pela pesquisa, o INC ficou estável, com 136 pontos. Nas capitais, houve queda de 5 pontos: de 144 foi para 139. Nas regiões metropolitanas a queda foi de 10 pontos: de 135 pontos em agosto para 125 em setembro.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>