Economia
07/10/2013 11:05 - Banco público cresce com foco no varejo
Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil foram as instituições que mais ganharam clientes nos últimos meses
Bancos assediam consumidores oferecendo custo mais baixo para aplicações e em financiamentos
Sem tapete vermelho, cafezinho ou ligação no dia do aniversário. Os bancos que mais ganharam clientes nos últimos meses não têm segmentação definida --caso da Caixa Econômica Federal-- ou entraram atrasados no ramo, como as agências Estilo do Banco do Brasil.
Enquanto os bancos comerciais se voltam novamente para os clientes de maior renda e com potencial de consumir mais, os públicos assediam os clientes de outras instituições oferecendo custo baixo para aplicações e nos financiamentos.
"Esses clientes valorizam custo e segurança. Não querem apenas aplicações com taxas de administração menores; querem isenção de tarifas, financiamento habitacional e juros menores se precisarem usar o cheque especial ou o cartão de crédito", diz Edilo Ricardo Valadares, vice-presidente da Caixa.
O banco abriu 6 milhões de contas entre junho de 2012 e junho de 2013. No período, o BB somou 2,7 milhões de novas contas; o Itaú, 1,5 milhão e o Bradesco, 1 milhão.
Para o consultor Humberto Veiga, faz sentido os bancos buscarem reter clientes de maior renda.
"Faz sentido ainda que gere a indignação dos demais clientes e que a grande massa não enxergue o sentido da segmentação."
O Banco do Brasil iniciou a diferenciação no atendimento ainda em 2004 com a implantação da antiga bandeira Singular, que mais tarde foi reformulada e transformada em Estilo.
A maioria das agências Estilo está em São Paulo, Brasília e Rio. Um dos focos é atender servidores públicos do Judiciário, do Legislativo e da administração federal.
CAFEZINHO
Na Caixa, não há uma bandeira ou tipo de agência dedicada ao público de maior renda. "O cafezinho é para todo mundo", diz o presidente Jorge Hereda.
O banco estatal, no entanto, tem profissionais destacados para lidar com o cliente com renda acima de R$ 7.000 mensais e/ou aplicações a partir de R$ 300 mil.
Desde o início do ano, a Caixa abriu 112 mil contas de clientes nesse perfil, que têm atendimento personalizado, com profissionais treinados para prestar assessoria financeira. Em muitos casos, o gerente vai a casa do cliente.
Segundo Valadares, o produto de maior sucesso entre a clientela abastada é a LCI (Letra de Crédito Imobiliário), espécie de CDB (Certificado de Depósito Bancário) atrelado ao financiamento de imóveis que tem isenção fiscal para pessoas físicas.
Os papéis têm rendimento líquido de impostos na casa de 8,5% a 9% com o risco da Caixa, considerado baixo.
O investimento na expansão da rede somou R$ 688 milhões, sendo R$ 522 milhões em infraestrutura de tecnologia e suporte. Neste ano, o banco abriu 108 agências e postos e somou mais 200 lotéricas a sua rede.
O carro-chefe continua sendo os empréstimos para habitação, que somaram ao todo R$ 220,2 bilhões --33,8% mais do que em março de 2012. A Caixa tem 70% do crédito imobiliário do país e 66 milhões de clientes.
Veículo: Folha de S. Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País