Economia
27/09/2013 10:27 - Dia das Crianças terá tíquete médio menor
O presente para o Dia das Crianças neste ano não vai passar de R$ 75,00, será pago em dinheiro e comprado, de preferência, numa loja ou centro comercial próxima de casa. isto o que indica a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), que ouviu 404 consumidores da Capital. "As pessoas não querem gastar muito, mas também não vão deixar de presentear os filhos", garante a economista da CDL-BH, Iraci Pimenta.
Ela ressalta que houve uma queda no valor do tíquete médio em relação ao ano passado, quando a maior parte dos consumidores tinha a intenção de investir de R$ 75,00 a R$ 100,00 com o presente. Outra constatação da pesquisa é que a forma de pagamento preferida por 32,49% dos consumidores neste ano será o dinheiro.
Esta mudança de hábitos vem sendo captada pela CDL-BH ao longo do ano. A maioria dos consumidores (59,57%) acredita que os preços dos produtos estão mais caros este ano quando comparados a 2012. "Gastar menos e optar por formas de pagamento mais líquida são reflexos do aumento de preços", garante Iraci, ressaltando que a inflação tem levado o consumidor a agir de maneira mais cautelosa.
Ainda assim, o parcelamento via cartão de crédito aparece como a segunda opção, uma alternativa que será usada por 27,76% dos entrevistados da CDL. Em seguida vêm o cartão de débito (21,45%); cartão de crédito à vista (12,3%); cheque "à vista" (3,15%); cartão da própria loja (2,21%) e cheque pré-datado (0,63%).
Segundo Iraci, até mesmo a redução no valor dos presentes - 61,5% vão gastar no máximo R$ 75,00 - trouxe uma surpresa, pois mostrou que o lojista está mais pessimista do que o consumidor. "Em outra pesquisa detectamos que os lojistas acreditam que os presentes para as crianças custarão no máximo R$ 30,00", ressalta a economista. Entretanto, de acordo com o levantamento feito junto aos consumidores, apenas 8,7% colocaram R$ 30,00 como limite de gasto.
Local de compra - Outra novidade neste ano é que o principal critério a ser levado em conta no momento de escolher o local da compra será o atendimento (24,1% dos consumidores), enquanto em 2012 o maior peso era dado ao preço do produto. O valor aparece como o segundo critério (23,11%), seguido por ambiente agradável (14,14%); facilidades de pagamento (11,35%); promoções e descontos (6,57%); acesso/estacionamento (6,37%); segurança (5,38%); qualidade/mix de produtos (5,38%); grife/marca (2,79%); vitrine atrativa (0,6%) e brindes temáticos (0,2%).
A CDL também detectou que a boa parte das compras será efetuada em lojas de rua, já que 17,59% dos entrevistados comprarão os presentes na região onde moram, prestigiando o comércio de bairro; 14,33% nos centros comerciais; 12,38% na região central e 6,19% na Savassi, o que totaliza 50,49%. Em seguida estão: shopping centers (31,6%); não tem preferência (8,14%); shoppings populares (4,89%) e internet (4,89%).
E muitos pais já escolheram o que vão dar de presente aos filhos: 20,47% optarão por jogos de diversos tipos, 15,35% por carrinhos, 14,71% por roupas, 14,29% pelas bonecas, 9,17% pelos calçados e o mesmo percentual por jogos educativos. Foram incluídos também na lista de preferências: eletro/eletrônicos (7,25%); bicicletas (3,41%); outros como cachorro e viagem (2,99%); livros (2,35%) e instrumento musical (0,85%).
Mas não são apenas estes lojistas que vão faturar mais com o Dia das Crianças, já que 41,08% dos entrevistados disseram que vão estender a comemoração levando os filhos para passear no parque (20,38%), para almoçar fora (12,74%), organizando almoços e festas em casa ou indo ao cinema e zoológico (6,37%), ou ainda aproveitando a data para viajar (1,59%).
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País