Economia
24/09/2013 10:38 - Dia da Criança pior no varejo
Brasília. As vendas para o Dia das Crianças de 2013, no País, devem apresentar o pior desempenho dos últimos anos, com crescimento de 4% em relação a igual período do ano passado. A projeção é da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). As altas, em períodos anteriores foram de 4,85%, em 2012; de 5,91%, em 2011; e de 8,50%, em 2010, sempre na comparação com o Dia das Crianças do ano imediatamente anterior.
A avaliação da CNDL e do SPC é de que a ascensão do dólar e a inflação em alta funcionarão como um freio sobre as vendas do comércio varejista nacional. A estimativa leva em consideração o resultado esperado para a semana que antecede o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.
"Se nos anos anteriores a criança ganhou dois ou três brinquedos, neste ano a tendência é de que ganhe menos. Se os pais gastavam R$ 100 no presente do filho, talvez a solução deste ano seja optar por um brinquedo um pouco mais barato", destacou o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.
Em nota, CNDL e SPC alertam para o fato de que no mês passado o dólar chegou a valer R$ 2,45. "Justamente no momento em que os varejistas do segmento infantil se preparavam para reforçar seus estoques de mercadorias", cita o texto.
Conforme Pellizzaro, o mix de produtos infantis vem se transformando e, além dos brinquedos, produtos eletrônicos, como smartphones e tablets, estão hoje na lista de presentes. Como boa parte desses produtos é cotada em dólar ou tem componentes cotados na moeda estrangeira, os presentes devem pesar mais no bolso do consumidor.
Bom resultado no Ceará
No Ceará, a expectativa é que as vendas cresçam entre 4% e 6% no Dia da Criança deste ano, em relação a 2012. Apesar de menor que o registrado em anos anteriores, o percentual é considerado bom pelos representantes do comércio varejista local.
Veículo: Diário do Nordeste
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País