Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

17/09/2013 11:23 - Dia das Crianças eleva em 20% as vendas da indústria

As vendas da indústria de brinquedos devem crescer 20% neste Dia das Crianças, levando o setor a encerrar o ano com aumento de 12%. Com isso, os fabricantes esperam recuperar parte do terreno perdido para os importados, terminando 2013 com uma média de 55% de brinquedos nacionais, ante os 40% registrados em 2012, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).

Conforme o presidente da entidade, Synésio Batista da Costa, a alta do dólar seria um dos principais motivadores desta mudança no mercado nacional.

"Entre as metas da indústria para este ano estão o aumento da escala econômica, a retomada de 10% do mercado dos importados ajudado pela alta do dólar e a redução de 2% nos preços dos brinquedos", explica Batista.

Dessa forma, a indústria brasileira de brinquedos pode fechar o ano de 2013 com um faturamento de, aproximadamente, R$ 4,3 bilhões em vendas ao varejo ante R$ 3,8 bilhões somados no mesmo período do ano passado.

"Dependemos das vendas realizadas agora para manter a projeção de 12% de crescimento do setor neste ano. Estamos animados. Mais de 1.200 brinquedos foram lançados para esta data", reforça o presidente da Abrinq.

As fabricantes nacionais Estrela e Yellow, por exemplo, estão entre as marcas de brinquedos que já alcançaram bons resultados com a proximidade do Dia das Crianças.

Neste ano, a Estrela lançará cerca de 239 produtos, sendo que 100 deles foram guardados especialmente para esta data. "Anualmente, renovamos 60% da nossa coleção, pois as crianças estão cada vez mais ávidas por novidades", explica o diretor de marketing da Brinquedos Estrela, Aires Leal Fernandes.

Segundo o executivo, a chegada da data comemorativa aumentou em 15% as vendas da marca ante o mesmo período de 2012. O crescimento anual da empresa pode chegar a 20% neste ano, mas, dependerá das vendas realizadas pelo varejo agora e das encomendas para o Natal.

Entre as novidades trazidas pela marca em 2013 estão brinquedos como Lara Cresce Cabelo e Sofia Hair Studio. O primeiro permite que o cabelo da boneca cresça até 30 cm com um leve puxão no centro da cabeça, enquanto o segundo traz o busto de uma boneca em cima de um lavatório de salão de cabeleireiro, com chuveirinho que esguicha água.

Os preços variam, respectivamente, de R$ 139,90 a R$ 149,90. "Não conseguimos diminuir os preços, mas também não repassamos a alta que tivemos com algumas commodities como os produtos advindos do petróleo. Resolvemos manter os valores, pois o mercado não está receptivo a aumentos nos preços".

Já a Yellow obteve um crescimento de 25% nas encomendas destinadas para o Dia das Crianças deste ano ante o mesmo período de 2012.

No ano passado, a companhia nacional registrou um crescimento de aproximadamente 20%, e neste ano, pretende chegar a marca de 25%, mesma taxa somada com as vendas destinadas ao Dia das Crianças deste ano.

Entre as novidades elaboradas para este período estão novos itens na linha da Galinha Pintadinha - como a Galinha Divertida, que permite a retirada de penas do animal - e na linha dos Aviões, licenciamento do filme projetado pela Disney - como o lançador de aviões. Além disso, a Yellow também coloca no mercado o karaokê das princesas.

"Observamos um movimento muito irregular no primeiro semestre, mas o desempenho da Yellow ficou acima do mercado. Também descobrimos, neste ano, novos espaços de atuação no Norte e Nordeste, somando bons resultados no Mato Grosso e no Pará", explica o diretor comercial da Yellow, Junior Muzilli.

No ano passado, a companhia também tomou a decisão de tornar seus preços mais atrativos, passando a atender as classes B e C. "Notamos que nosso preço médio deveria ser entre 10% a 20% menor do que estávamos ofertando. Por isso, criamos produtos que atendessem essa faixa mais acessível. Hoje, 70% da nossa linha está abaixo de R$ 99 e os outros 30% abaixo de R$ 199", diz.

Expansão

Outros setores da indústria nacional também aproveitam a chegada do Dia das Crianças para ampliar suas vendas. É o caso da marca de calçados infantis Kidy e da marca têxtil de cama, mesa e banho infantil Incomfral.

Segundo o gestor comercial da Kidy, Rodrigo Ribeiro, a companhia somou um crescimento de 15% com as encomendas fechadas para a data. "Nossa estratégia é colocar um brinde junto com o presente. Por exemplo, temos um tênis que vem com uma bola. Aproveitamos como gancho a chegada da Copa do Mundo", diz.

Já a Incomfral contabilizou um aumento de 30% nas vendas realizadas com a chegada do Dia das Crianças. Neste ano, a marca projeta um crescimento anual de 15% ante 2012. "Para o Dia das Crianças apostamos no lançamento de novos itens nas linhas Neymar Jr. e Turma da Mônica. Além disso, fizemos ações promocionais com nossos clientes", ressalta o gerente de marketing da Inconfral, Samuel Mourão.




Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>