Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

03/09/2013 10:56 - Influência climática e a valorização do dólar explicam os reajustes de até 41%

Desde o início do ano o consumidor sente no bolso a alta de preços de vários alimentos. Alguns deles, como o tomate e cebola, voltaram à normalidade, mas produtos como o leite, o pão francês e a maçã ainda são vilões com variações constantes e aumento de até 41% nos últimos doze meses.

E o consumidor deve se preparar porque não há estimativa de reversão nesses preços nos próximos meses.

Apontado como um dos principais vilões da inflação nos últimos meses, a caixa de um litro de leite já subiu, em média, 32% de janeiro a agosto deste ano em Ribeirão.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as altas acumuladas são reflexo da alta procura pelo produto, aliada à baixa oferta no campo, que acirrou a disputa pela matéria-prima entre as indústrias de laticínios.

“Houve escassez de alimento para as vacas por conta de atraso na semeadura das pastagens de inverno.”

Conforme o Cepea, no mês passado o produto teve a sétima alta consecutiva e o preço pago ao produtor alcançou o patamar mais alto dos últimos seis anos.

A tendência é estabilidade nos preços, segundo Fred Guimarães, economista da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão (Acirp). “Não deve haver mais altas, porém ainda não teremos uma queda de preços.”

Ainda segundo o economista, produtos que já subiram bastante neste ano, como a maçã e o pão francês, com reajustes de 11% e 8%, respectivamente, continuam com tendência de altas.

“A influência climática na produção será grande, o que deve prejudicar ainda mais a oferta. O caso do pãozinho é ainda mais complicado porque ainda existe a influência da alta do dólar.”

Margens

Segundo Gustavo Melo, comerciante com boxe de frutas e legumes no Mercadão da Cidade, itens como limão e pimentão também subiram de preço.

“No caso do limão, o custo aumenta porque a venda é concentrada na Ceagesp na capital, que depois repassa para a Ceagesp de Ribeirão. E entre o produtor e a chegada do produto ao comerciante há muitas margens de lucro indexadas.”

Ainda de acordo com Melo, “quem é cliente fixo sabe que as oscilações de preços independem da gente.”

Dicas para economizar

Para conseguir driblar a tendência de alta nos alimentos, o consumidor precisa planejar o orçamento e começar a substituir alguns produtos.

“Ainda mais com a proximidade do final do ano, é importante as pessoas se planejarem, não gastarem tanto em compras para organizar melhor o orçamento para uma época de maior consumo, como o Natal”, diz o economista Fred Guimarães.

Ainda de acordo com ele, trocar produtos com alta volatilidade de preços por produtos mais estáveis e mais baratos também é uma alternativa. “Temos a batata e a cebola que estão caindo de preços. Frutas como laranja e banana estão com uma certa estabilidade.”



Veículo: Jornal A Cidade

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>