Economia
22/08/2013 07:59 - Frustração com Dia dos Pais
Na avaliação de empresários de Belo Horizonte, o maior endividamento dos consumidores prejudicou o desempenho das vendas para o Dia dos Pais. Apesar das expectativas de que os negócios do comércio varejista para a data deste ano superariam os volumes registrados no ano passado, pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) revelou que 37,3% dos lojistas da Capital obtiveram resultados semelhantes à data de 2012.
Para 31,4% dos entrevistados, as vendas em 2013 foram melhores, mesmo percentual dos que tiveram resultado pior do que o do exercício passado. O levantamento apontou que, para 31,6% dos empresários consultados, os níveis de comercialização foram
prejudicadospelo comprometimento da renda, seguido daqueles que acreditam que a data não tem um apelo tão forte quanto o Dia das Mães ou o Natal, representando 21,1% das respostas.
Por outro lado, dos empresários que realizaram vendas melhores do que no Dia dos Pais do ano passado, 89,6% estimaram um aumento de até 20% nas vendas, sendo que a metade destes registrou um aumento de 10% a 20%. Já entre os empresários que tiveram vendas inferiores ao do ano passado, 52,5% tiveram uma queda de 20% a 50% na comercialização.
Entre os itens mais procurados nesta data, apareceram as roupas, para 37,4% dos empresários. Depois vieram calçados, com 23% das respostas; eletrônicos, para 10,9%. Além destes, 8% dos lojistas afirmaram que os mais procurados foram os artigos esportivos.
Liquidações - Para a Fecomércio Minas, favoreceu o Dia dos Pais o fato de a comemoração ter ocorrido no segundo domingo de agosto, coincidindo com as liquidações de artigos de inverno. Conforme a entidade, isso pode ter gerado um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis.
Além disso, foi citada a conjuntura econômica favorável para o consumo decorrente do baixo desemprego, aumento da formalização e renda do trabalho, acesso facilitado ao crédito, conjuntamente, sustentam a confiança das pessoas no futuro da economia, o que também poderia dar ânimo adicional à comemoração da data.
A pesquisa ouviu lojistas com pontos de venda no Barreiro, Centro, Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Oeste, Pampulha e Venda Nova. Entre os últimos dias 12 e 16 foram entrevistados 176 empresários.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País