Economia
02/08/2013 08:40 - Comércio projeta faturar R$ 137 mi com Dia dos Pais
Gasto médio dos consumidores fortalezenses com os presentes será de R$ 150 neste ano
As vendas de presentes para o Dia dos Pais devem injetar R$ 137 milhões no comércio de Fortaleza. De acordo com dados da pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia dos Pais, a estimativa aponta um crescimento de 5,4% do valor em relação a igual período do ano passado.
Artigos de vestuário aparecem no topo da lista de produtos preferidos para presentear. Perfumes vêm em segundo lugar Foto: Marília camelo
Embora a expectativa de movimentação para o comércio seja maior que a do Dia dos Pais do ano passado, de acordo com o economista e diretor técnico do IPDC, Alex Araújo, se for levada em conta a inflação acumulada, o que vai acontecer de fato é uma queda nas vendas.
"Estamos com uma inflação da ordem de 8,5%. Do ponto de vista real, teríamos uma queda de 3,1% do volume projetado, que acaba sendo inferior ao do ano passado corrigido pela inflação atual", explica ele, afirmando que a projeção é inferior ao patamar desejado.
Pagamento à vista
A pesquisa apontou ainda que 68% dos consumidores fortalezenses vão optar pelas forma de pagamento à vista. A preferência é diferente das compras eventuais, quando a maioria da população utiliza o cartão de crédito. Para Alex Araújo, "é comum uma certa preferência para o pagamento à vista nestes eventos para evitar que se faça novas dívidas". "Nesse momento, ainda mais, porque estamos com o endividamento muito alto. Por isso, consumidor está valorizando muito o preço baixo na hora da compra", enfatiza.
Gasto médio
O ticket médio para as compras no Dia dos Pais é de R$ 150 neste ano. Questionados sobre o valor que pretendem gastar com presentes, 32,5% dos consumidores responderam de R$ 101 a R$ 150, enquanto 19% afirmaram que o gasto seria de até R$ 50.
As lojas de shopping centers foram os locais escolhidos pela maioria dos consumidores (37,8%) para as compras no período, enquanto as lojas de rua aparecem em segundo lugar na pesquisa, com 28,1% da preferência dos fortalezenses.
Mais pessoas comprando
Ainda assim, 56,9% dos entrevistados afirmaram intenção de ir às compras para o Dia dos Pais, percentual superior ao da mesma pesquisa no ano passado, de 55,3%. Para Alex Araújo, a principal explicação é o maior número de pessoas empregadas. Conforme divulgado na semana passada pelo Diário do Nordeste, o Ceará gerou, em junho deste ano, 11.126 postos de trabalho com carteira assinada, melhor resultado da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no Estado para o mês de junho.
Produtos
Os artigos de vestuário aparecem no topo da lista de preferência nas compras dos fortalezenses para a data, com 43% das intenções de compra. A perfumaria aparece em seguida, com 46,4%. Já os calçados/carteira estão na terceira posição, com 15,2% da preferência.
Compras de última hora
O levantamento revela também que os principais dias de compras dos consumidores serão o sábado (31,2%) e a sexta-feira (11,5%), anteriores à data.
Veículo: Diário do Nordeste
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País