Economia
26/07/2013 12:03 - Unilever tem alta de dois dígitos nas vendas no país
Apesar da desaceleração da economia brasileira, a Unilever registrou alta de dois dígitos nas vendas no segundo trimestre no país, informou ontem o executivo-chefe global da multinacional, Paul Polman. Atrás dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo maior mercado da fabricante anglo-holandesa de produtos de beleza, limpeza e alimentos. Em 2012, a operação comandada pelo argentino Fernando Fernandez cresceu 14%.
Polman citou, em conferência com analistas, os desempenhos no Brasil da linha de produtos para o cabelo TRESemmé, dos caldos e temperos Knorr, dos sorvetes Magnum e do negócio de lava-roupas, no qual a companhia atua com as marcas Omo, Surf e Brilhante, entre outras.
O executivo disse que a Unilever continua a ter 70% do mercado de produtos para lava-roupas no Brasil, apesar da concorrência de itens cujos preços chegam a ser 30% menores. Segundo ele, as batalhas competitivas "estão ganhas". "Nós sabemos o que fazer", afirmou.
Os países emergentes, que representam cerca de 60% da receita da Unilever, cresceram 10,3% no primeiro semestre, enquanto os países desenvolvidos recuaram 1,3%. Segundo Polman, a companhia enfrenta a perda de fôlego das economias emergentes com lançamentos e cita os novos limpadores Cif e Vim no Brasil.
Na América Latina, a receita da companhia cresceu 12,6% de janeiro a junho, com alta de 5% no volume vendido. A América do Norte, no entanto, apresentou queda de 0,9% no faturamento no período.
Segundo Polman, a desvalorização de moedas em países emergentes nos últimos meses foi maior do o esperado. "Temos que trabalhar com isso, mas o lado bom é que ter as marcas mais fortes nesses mercados nos permite lidar com isso melhor do que nossos concorrentes", afirmou. As moedas enfraquecidas em países como o Brasil produziram uma perda de 3,2% na receita da Unilever no primeiro semestre - efeito que pode se aprofundar ainda mais e chegar a 4,5% ao longo do ano.
No mundo, a receita líquida subiu apenas 0,4% na primeira metade do ano, para € 25,5 bilhões. O crescimento orgânico foi de 5%. O lucro líquido aumentou 14,3% no semestre, em relação a igual período de 2012, para € 2,43 bilhões.
Segundo o Ibope Media, a Unilever foi a companhia que mais investiu em publicidade no primeiro semestre no Brasil, ultrapassando a Casas Bahia, dez anos após ter perdido a liderança do ranking (ver tabela). De acordo com o levantamento, os gastos da multinacional (sem considerar descontos) chegou a R$ 2,24 bilhões no trimestre.
A companhia inaugura em setembro um centro de distribuição em Pouso Alegre (MG), onde já tem uma fábrica. A Unilever também anunciou este ano a construção de sua décima fábrica no país, em Aguaí (SP), prevista para 2015.
veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País