Economia
26/07/2013 09:50 - Inflação derruba gastos do consumidor com o Dia dos Pais
Expectativa para data comemorativa é de pior resultado de vendas desde 2010, afetado por juros e baixa no emprego
A alta do custo de vida e dos juros, além do ritmo menor de abertura de empregos formais no país, levaram o comércio a rebaixar as expectativas de vendas motivadas pelo Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto. O desempenho dos negócios em torno da data promete ser o mais fraco dos últimos três anos, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em desaceleração, as vendas deverão crescer 4%, ante taxas bem mais animadoras, de 4,75% em 2012; 6,86% em 2011; e 10% em 2010. O levantamento, divulgada ontem, tem como base as vendas a prazo no comércio de 3 a 11 de agosto.
O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, não vê sinais de melhora dos indicadores da economia nos próximos meses . “Tivemos uma redução superior a 20% na criação das vagas formais e a inflação vem corroendo o salário das famílias”, observa. A instituição revisou as estimativas para o ano de um aumento de 6% dos negócios, projetado em janeiro, para alta de 4,5%. Na capital mineira, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL - BH) prevê crescimento mais modesto, de até 2% em relação a 2012, ou seja, 1,24 ponto percentual menor que o crescimento registrado no ano anterior. A data deverá movimentar R$ 1,82 bilhão no comércio da capital e o gasto médio dos consumidores tende a variar de R$ 75 a R$ 100.
De acordo com a economista da CDL-BH Iraci Pimenta, a expectativa de desempenho inferior ao do ano passado reflete o impacto da inflação e do endividamento das famílias sobre o consumo. “As pessoas têm o salário corroído pela alta dos preços e, assim, deixam de comprar”, afirma. Na tentativa de driblar as dificuldades, os lojistas estão apostando em promoções e liquidações antecipadas de inverno.
Aproveitar as promoções é o que pretende fazer a dentista Maria Lúcia Campolina Miranda. Diferentemente de boa parte dos consumidores, ela e o filho Lucas, de 9 anos, se antecipam para evitar o corre-corre às lojas. “Se procuramos o presente com antecedência, encontramos mais opções. Pretendo gastar R$ 100, em média, em cada presente para agradar o marido e o pai ”, conta.
Itens de vestuário e calçados devem ser os presentes favoritos dos filhos e figuram na lista dos mais vendidos. Perfumes e cosméticos, relógios e produtos eletrônicos também estão entre os mais procurados para homenagear os pais. Superando a expectativa da CDL, poucos pais sortudos deverão receber presentes mais caros. A dentista Patricia Vieira pretende desembolsar cerca de R$ 250 na compra das lembranças para ela e o filho, Henrique, de 3 anos, presentearem. “Vou gastar mais, mas o pagamento será parcelado. A compra à vista não oferece nenhuma vantagem”, revelou.
Embora a data não seja tão esperada, a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) prevê crescimento de 3%, comparado ao de 2012. Os shoppings de Belo Horizonte estão mais otimistas e apostam num crescimento entre 8% e 11% nas vendas frente ao mesmo período do ano passado.
Veículo: Estado de Minas
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País