Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

26/07/2013 09:46 - Lojista de BH opta por produto de maior valor agregado


Em um momento em que a inflação alcança uma variação de 5,87% no acumulado dos últimos 12 meses e a inadimplência chegou a 5,32% no primeiro semestre, na capital mineira, a alternativa dos lojistas é agregar valor e investir em um público de maior poder aquisitivo. Essa tem sido a estratégia de duas redes de moda masculina que, antes mesmo de a economia brasileira dar sinais de esgotamento, já tinham escolhido esse nicho de mercado, com ênfase nos chamados produtos fashion ou "de marca". Nesse contexto de desaceleração, a escolha mostra-se acertada.


Segundo o diretor da Klus Moda Masculina, Salvador Ohana, a expectativa para o Dia dos Pais este ano é de manutenção dos mesmos índices de vendas registrado no ano passado, com possibilidade de algum crescimento, da ordem de 5%. "No ano passado tivemos uma base forte, com incremento entre 5% e 9%", justifica. No entanto, o empresário reconhece certa dificuldade de aquecimento nas vendas, tendo em vista o comprometimento da renda do consumidor com o pagamento de dívidas com casas e automóveis, por exemplo.

"Sobrou pouco para a compra espontânea", avalia Ohana, ressaltando, no entanto, que a rede Klus, que tem nove de suas dez lojas em shoppings, não sofre tanto com esse desaquecimento. "Nós vendemos produtos de marca, que são objetos de desejo", ressalta. Segundo ele, embora o público da Klus seja formado por consumidores das classes AA e AB, que ainda não foram tão afetados com a alta dos preços ou com a inadimplência, a classe C continua a adquirir os seus produtos.

"O desejo não tem classe social", enfatiza Ohana. Apesar de uma certa segurança nesse nicho de mercado, o empresário chama atenção para a necessidade de os lojistas buscarem uma administração mais eficiente nesse segundo semestre. "Em tempo de crise, têm que ser bons gestores, com melhoria de atendimento e de redução de custos". Para ele, "não se trata de receita mágica, mas, sim, de receita lógica: é preciso ter mais controle".


Reação - Nessa perspectiva, ele acredita que a volta do consumidor depende, necessariamente, da prática do "preço real". Apesar de a economia brasileira ainda não dar sinais de recuperação, o empresário trabalha com o otimismo. E justifica. "O Brasil ainda tem muita gordura para queimar, haverá uma Copa do Mundo em 2014", avalia Ohana, para quem "o ar de desânimo é que joga todo mundo no chão".

Na Toulon do Shopping Del Rey, a percepção também é de queda acentuada no fluxo de consumidores. No entanto, o subgerente Marcos Leonardo Santos Silva chama atenção para o fato de que a loja promoveu grande mudança em sua linha, passando a trabalhar mais para as classes A e B do que propriamente para a C, seu público habitual. "Estamos nos modernizando, agregando o valor fashion", pontua.

Em sua avaliação, essa mudança de estratégia pode garantir às lojas Toulon o aumento nas vendas, embora já esteja prevista queda no número de consumidores. "O público tem aceitado um valor maior, pois sabem dos aumentos dos preços de algodão, da linha", observa Silva. Para ele, além do valor agregado da moda, outro fator que pode favorecer a Toulon no Dia dos Pais, e no segundo semestre, é a política de promoções internas. "Estamos achando soluções para o problema", ensina.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>