Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

28/01/2013 09:14 - Após nove semanas, preço da cesta básica volta a cair

Ao passar a compra do mercado na caixa registradora o consumidor do Grande ABC notará pequena economia. O preço da cesta básica, que registrou alta nas últimas nove semanas (desde o fim de novembro), caiu R$ 2,52 (-0,58%), passando de R$ 435,48 para R$ 432,96. O levantamento foi realizado pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

Basicamente todos os itens ficaram mais baratos. A começar pelo grupo de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras, legumes e ovos), que até então se destacava pelas altas. O quilo do tomate, por exemplo, diminuiu 12,29% entre uma semana e outra. Agora, a dona de casa encontra o alimento in natura por R$ 15,43 (antes R$ 17,57). O quilo da banana também está mais barato: de R$ 1,88 para R$ 1,70.

O técnico agrícola da companhia Joel Diogo de Arruda Guerra explica que a queda dos preços aplicada nas frutas e verduras é reflexo das promoções supermercadistas. "Como os valores estavam lá em cima, os estabelecimentos resolvem baixar para estimular as compras. Se uma rede de mercados baixa (os preços) todos fazem a mesma coisa, para não perder clientes."

Além dos alimentos in natura, as misturas também estão com valores melhores. O quilo da carne vermelha (cortes traseiros) está 2,38% mais barato (R$ 16,83). O quilo do frango resfriado segue a mesma tendência: R$ 5,35 - queda de 1,29%.

Os preços dos itens que compõem a mesa de café da manhã ou da tarde também estão melhores. O valor médio do litro do leite integral passou de R$ 2,01 para R$ 1,98 (-1,49%). O quilo do pãozinho francês é vendido a R$ 6,45 (-0,31%).

O pacote de 500 gramas de café é encontrado a R$ 6,38, redução de 0,78% ante a semana passada e o quilo do açúcar é comercializado a R$ 1,87 (-0,53%). "É natural que com o fim do período de férias os preços se normalizem. Porque, enquanto estão em casa, as pessoas consomem mais e pagam por isso. Agora, com a volta às aulas, os mercados baixam os preços para manter o consumo", afirma o técnico.

FEIJÃO - Dentre os itens que tiveram reajuste, o destaque é do feijão-carioca. O pacote de um quilo do grão passou a ser vendido a R$ 4,24. Há uma semana era R$ 3,96 (aumento de 7,07%).

A causa da alta é justificada pelo clima, bastante instável nesta estação. "Na semana passada choveu muito. Isso é o suficiente para interferir na colheita. Como é frágil, acaba mofando com facilidade e a qualidade do grão fica ruim. Nesses casos, o número de sacos é menor e para manter o equilíbrio de compra nos mercados, o aumento é repassado aos clientes", conta Guerra.

A pesquisa foi realizada em 15 super e hipermercados da região e tem como base uma família de quatro pessoas, em 30 dias.



Veículo: Diário do Grande ABC

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>