Economia
12/11/2012 09:15 - Símbolo do Real, iogurte ainda falta na mesa da classe C
Estudo mapeou por um ano os hábitos de consumo de 8.200 famílias das regiões metropolitanas de SP e Rio
Mesmo nas classes A e B, há 50 categorias de produtos ainda não consolidadas, de uma lista de 120 pesquisadas
Quinze anos depois de se tornar um símbolo da estabilização monetária do Plano Real, o iogurte ainda não conquistou lugar fixo na mesa dos consumidores brasileiros das classes C, D e E.
Ao lado dele, entram pouco nos carrinhos de compras produtos como cereais, água mineral e inseticidas.
O fenômeno foi constatado por uma pesquisa que mapeou, durante um ano, 8.200 famílias das regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo. No estudo, a consultoria Kantar, especializada em consumo, mediu o que entrava e o que ficava de fora das compras e com que frequência (veja quadro ao lado).
De uma lista de 120 categorias pesquisadas, 57 -menos da metade- estão consolidadas no consumo das famílias da classe C -com renda média de R$ 2.027,70 (uma categoria é considerada consolidada quando está ao alcance de mais de 50 % das famílias de uma faixa de renda).
Na classe DE, com renda média de R$ 1.398,88, são 53 as categorias conquistadas. Na lista a conquistar estão requeijão, cerveja e produto de limpeza multiuso.
Na classe AB, que representa 24% da população, são 70 as conquistadas.
A consultoria utilizou a definição usada pela Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) para classificar as classes sociais por faixa de renda. Foram considerados como critérios a posse de bens, o grau de escolaridade e as condições de vida nos domicílios das famílias.
Com mais acesso ao crédito e mais facilidades no pagamento, a classe C é a única que está no "vermelho": gasta até 2% mais do que ganha.
"As famílias de menor renda são as que mais equilibram seu orçamento para manter o padrão de consumo que conquistaram nos últimos anos. Na classe DE, a renda média mensal é 4% maior que o gasto médio do mês", diz Christine Pereira, diretora da Kantar.
O equilíbrio no orçamento foi feito com maior planejamento nas compras, constatou o levantamento.
CASA MAIS EQUIPADA
Nos últimos três anos, 3,2 milhões de máquinas de lavar, 4,2 milhões de geladeiras dúplex, 6,7 milhões de micro-ondas e 4 milhões de computadores entraram na casa dos brasileiros.
Mas, apesar dos milhões de bens conquistados, o estudo da Kantar mostrou que, de uma lista de 25 bens (entre eletrônicos, eletrodomésticos e produtos de informática), a casa dos brasileiros da classe C, ou da nova classe média do país, ainda não está equipada com dez desses itens.
Aspirador de pó, TV a cabo, freezer e câmera fotográfica digital são alguns dos produtos que essa faixa de renda ainda não tem.
Na cozinha, sala e quarto das casas da classe DE, ainda faltam computador, cafeteira, videogame, geladeira dúplex, máquina de lavar, câmera fotográfica comum e carro na garagem.
Na casa das famílias AB, só faltam quatro itens para atingir a categoria de consolidado nessa faixa de renda: home theater, câmera de vídeo (filmadora), secadora de roupas e lava-louça.
Os demais 21 já estão nos domicílios dessas famílias.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País