Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

06/11/2012 11:14 - Classe C sente impacto dos impostos

Aumenta a parcela de brasileiros com percepção do peso da carga tributária no consumo e na moradia.


O número de consumidores que reconhecem o impacto dos tributos e impostos em seus orçamentos subiu de 62%, em 2011, para 74%, este ano, com destaque para a classe social C, cuja percepção passou de 59% para 75%. Os dados constam da pesquisa nacional "Impacto de Tarifas e Tributos no Brasil" feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e o Instituto Ipsos. Foram ouvidas 1 mil pessoas em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas.

" um processo que fica mais evidente na classe C, porque é uma população que está tendo agora mais acesso a bens de consumo em um movimento crescente de participação no mercado consumidor", disse ontem o economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ.

A participação da classe C no mercado consumidor envolve bens duráveis, não duráveis e imóveis. "São pessoas que passaram a pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e têm possibilidade de legalizar a sua residência", observou. Travassos acrescentou que a inclusão social que se visualiza no Brasil nos últimos anos trouxe resultados positivos. "Trouxe benefícios para a população, mas também trouxe deveres. Entre eles, o pagamento mais visível dos impostos", ressaltou.

A classe AB continuou liderando a percepção do pagamento de impostos, com 80%, este ano, contra 77%, no ano passado. Já na classe DE, a proporção evoluiu de 53% para 58%.

Os impostos municipais, entre os quais o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), lideram os impostos pagos para 71% das pessoas consultadas, enquanto os impostos sobre produtos e serviços são apontados por 50% dos brasileiros, os impostos estaduais por 32% e os federais por 10%.

Peguntado sobre impostos indiretos, metade dos consultados não reconheceu o seu pagamento. Já na hora do consumo, uma parcela de 96% dos brasileiros admitiu saber que paga impostos embutidos na compra de alimentos. O percentual era 92%, em 2011. No quesito vestuário, a percepção de pagamento de impostos alcança 95% dos brasileiros. Seguem-se energia e higiene (94% cada), telefonia (91%), produtos de saúde (90%), serviços pessoais (88%), habitação (86%), serviços bancários (85%) e combustível (83%).

"A percepção do imposto aumentou, mas nós ainda temos muito a avançar para que o brasileiro reconheça o pagamento dos impostos indiretos e perceba também quanto isso pesa no bolso", disse o economista.


Cesta - Com base na pesquisa "Cesta de Compras do Estado do Rio de Janeiro", a Fecomércio estimou em números o peso da carga tributária sobre o poder de compra do brasileiro e constatou que a diferença entre os preços das cestas de compras com e sem impostos alcança R$ 107,03. Segundo a entidade, isso representa 22,2% do valor pago pelos 39 itens de alimentação, higiene e limpeza dos consumidores em suas compras mensais. No mês de setembro passado, por exemplo, o custo da cesta atingiu R$ 482,26. Esse valor cairia para R$ 375,24 sem os impostos, declarou Travassos.

"A gente tem que considerar que alimentos e os itens de primeira necessidade de higiene pessoal, que já são menos onerados, mesmo nesses casos, nesses itens, a gente tem um incremento de 22,2% no valor. Ao longo da cadeia produtiva, mais de R$ 1 em cada R$ 5 que o brasileiro paga vão para o governo", afirmou. Christian Travassos destacou que esse número ilustra a necessidade de haver no Brasil uma carga de impostos "mais razoável, mais condizente com a necessidade de oxigenar a atividade produtiva, para que a gente tenha um peso menor sobre quem produz, quem atua no comércio e gera empregos".


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>