Economia
06/08/2012 07:34 - Pesquisa indica cautela do consumidor brasileiro
FGV aponta que 54% das famílias estão com renda comprometida em até 50%
Pesquisa inédita feita pela FGV (Fundação Getulio Vargas) concluiu que 54% das famílias brasileiras estão com a renda comprometida em até 50% e que 48,9% delas são com parcelamentos abaixo de três meses.
Para a pesquisadora responsável pelo levantamento, Viviane Seda, o resultado mostra que os consumidores estão mais cautelosos, mas que poderão voltar a comprar bens duráveis (veículos, eletrodomésticos e eletrônicos).
Na média geral do país, para 29,2% dos consumidores, o dispêndio com compras parceladas compromete até 10% da renda familiar mensal. Para 24,8% deles, o comprometimento fica entre 11% e 50% e apenas 3,3% possuem parcelamentos que comprometem entre 51% e 100% do orçamento. Somente no caso de 0,9% das famílias o comprometimento supera a renda mensal.
A pesquisa também aponta que boa parte dos consumidores não está ciente do quanto de seus ganhos está comprometido com endividamentos. Enquanto a média no país é de 7,2%, entre as famílias mais pobres o índice fica em 13,5%.
BASE DA PIRÂMIDE
As famílias de baixa renda, que ganham até R$ 2.100 por mês, são as mais propensas a comprometer a maior parte de seus ganhos com parcelamentos. Nessa faixa, 6,8% comprometem mais de 50% do orçamento para cobrir esse tipo de despesa.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País