Economia
23/07/2012 07:47 - Dívida das famílias freia as vendas
Veja algumas maneiras de driblar a desaceleração no comércio e manter seu negócio em alta
Além do risco de prejuízo com a alta da inadimplência, pequenos e médios comerciantes devem se preparar para uma possível queda nas vendas, já que, com o endividamento das famílias brasileiras, há uma redução na intenção de compra.
Uma pesquisa do Provar (Programa de Administração do Varejo) indica que o percentual de consumidores que têm planos de adquirir algum bem durável entre julho e setembro caiu para 53,8% -no ano passado, esse índice era de 72,4%.
Os produtos que tiveram as maiores quedas nas intenções de compra foram eletroeletrônicos (recuo de 76%), equipamentos fotográficos (-52%), eletroportáteis (-38%) e cama, mesa e banho (-16%).
Para garantir as vendas em tempos de desaceleração do comércio, especialistas recomendam que empresários analisem seus negócios para reduzir custos e preços -e descubram onde é possível economizar.
"É importante reduzir preços, mas você só vai conseguir isso se baixar os custos", diz Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar.
A instituição calcula que o varejo perde 1,7% do faturamento bruto com manuseio inadequado de mercadorias, produtos com validade vencida ou pequenos furtos. Esse é um gasto que, com otimização e esforço, pode ser eliminado.
SUPÉRFLUOS
De acordo com Ricardo Almeida, professor de finanças do Insper, é preciso também fazer uma análise dos produtos em que a empresa é mais competitiva e garante maiores lucro e perspectivas. "Insistir no erro de produtos que não dão retorno pode levar a empresa a quebrar", afirma (veja mais dicas ao lado).
Segundo o especialista, comerciantes de bens supérfluos (cuja venda pode ser postergada), como brinquedos, serviços de lazer e vestuário, costumam ser mais impactados pela desaceleração.
Jean Makdissi Jr., que tem uma loja e uma confecção de moda íntima em São Paulo, está sofrendo o impacto da redução do poder de compra. Ele teve "uma queda drástica" nas vendas e hoje tem um faturamento 20% menor do que há um ano. "Roupa você pode usar a do ano passado, já alimentação, não tem jeito." Para estimular as vendas, ele aposta em liquidações.
Makdissi Jr. não é o único. O ritmo de expansão do varejo teve suave queda no mês passado. Segundo a Serasa Experian, a atividade do comércio recuou 0,2% em junho em relação a maio deste ano. No primeiro semestre, o varejo teve alta de 7,6% -apesar do bom resultado, foi o menor ritmo de crescimento dos últimos três anos.
Um dos principais motivos para esse freio é o alto nível de endividamento da população. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 58% das famílias com contas atrasadas têm dívidas maiores que sua renda -em 34% dos lares, os débitos são ao menos duas vezes maiores que o ganho mensal.
REVIRAVOLTA
Há dois anos, Kelly Cristina da Silva quase viu sua oficina mecânica ir à falência porque levava muito calote dos clientes e acabava se endividando com bancos e fornecedores. A empresa ainda acumula um rombo de R$ 30 mil em cheques sem fundo ou boletos não pagos.
Ela decidiu enxugar contas fixas, renegociar o aluguel e as dívidas e deixou de aceitar cheques. "Hoje, tenho mais estabilidade, mas a situação melhorou mesmo porque consegui reduzir o calote."
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País