Economia
20/06/2012 10:29 - Juro cai pouco e consumidor paga à vista
Taxas do cheque especial e do empréstimo pessoal têm corte mínimo, diz Procon-SP
O movimento de queda das taxas de juros está dando pouco impulso para o consumidor assumir novos empréstimos bancários ou financiamentos para a compra de bens de maior valor adquiridos em lojas, que normalmente são parcelados em prazos longos.
Neste mês, as taxas de juros para empréstimo pessoal e cheque especial nos bancos caíram 0,02 e 0,03 ponto porcentual, respectivamente, em relação a maio, aponta a pesquisa da Fundação Procon de São Paulo. Os dados levam em conta os juros médios de seis bancos, exceto o do banco Safra, que normalmente participa da pesquisa, mas se recusou neste mês a informar as taxas.
Se for considerada a taxa média de juros com a lacuna do Safra, houve aumento de 0,07 ponto porcentual na taxa do empréstimo pessoal de maio para junho e queda de 0,10 ponto no cheque especial em igual período.
"A redução dos juros foi muito pequena pelo alarde da queda que foi feito. Eles cortaram minimamente as taxas", afirma a diretora de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP, Valéria Garcia. Ela observa que os anúncios de corte nas taxas de juros consideraram as taxas mínimas. Poucos clientes têm acesso a essas taxas porque não se enquadram nesse perfil. Isto é, não têm saldo em conta corrente e contrapartidas a oferecer aos bancos.
A pesquisa do Procon-SP leva em conta o perfil de taxas máximas. No caso do empréstimo pessoal, são financiamentos pelo prazo de 12 meses e, no cheque especial, foi considerado o período de 30 dias.
Calote. Na análise de Valéria, o desconforto com a inadimplência não deixa os bancos à vontade para reduzir as taxas máximas de juros para os financiamentos ao consumidor. Tanto é que pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que, na primeira quinzena deste mês, o volume de carnês inadimplentes cresceu (6,9%) num ritmo superior às dívidas renegociadas (6,5%) em relação ao mesmo período de 2011. Esse resultado interrompe a tendência que vinha se delineando em maio de a renegociação superar o calote. "A crise na Europa e o crescimento baixo no Brasil não autorizam uma reversão rápida da inadimplência", afirma o economista da ACSP, Emílio Alfieri.
Estatísticas da ACSP sobre o ritmo de vendas do varejo indicam que os juros baixos não estão funcionando como uma alavanca nas vendas. A média diária de consultas para negócios financiados nas lojas cresceu 3,8% na primeira quinzena deste mês em relação a igual período de 2011. O acréscimo é de 1,1 ponto porcentual em relação ao ritmo de crescimento anual de vendas entre janeiro e abril.
Já as vendas à vista receberam um impulso bem maior no mesmo período. A média diária de consultas para vendas à vista na primeira quinzena deste mês aumentou 5,2% na comparação com os mesmos dias do ano passado. O acréscimo no ritmo das vendas à vista, geralmente produtos de menor valor, foi de quase 2 pontos porcentuais superior à média obtida entre janeiro e abril (3,4%).
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País