Economia
18/06/2012 09:45 - Câmbio favorece e exportações voltam a ter ganho de rentabilidade
A valorização cambial foi a principal responsável pelo ganho de rentabilidade geral de 5,2% nas exportações brasileiras no acumulado de janeiro a abril em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), apenas 2 dos 24 setores pesquisados tiveram queda na rentabilidade. Extração de petróleo e gás e produtos de metal tiveram alta expressiva também em função do aumento do preço das vendas ao exterior, enquanto o desempenho significativo de têxteis e confecção foi causado por menor pressão dos custos. Para analistas, no entanto, a tendência é de maior estabilização do câmbio ao longo do ano. Por isso, eles não esperam novos ganhos adicionais para o exportador.
O ganho médio de rentabilidade só não foi maior porque houve um aumento de 3% no índice de custo das empresas. Sem as pressões oriundas de salários e insumos, entre outras despesas, a rentabilidade poderia ter crescido mais com a ajuda do câmbio. Em comparação com uma cesta de moedas, o real teve desvalorização de 8,6% no período, enquanto o índice de preço das exportações aumentou 0,9%. Juntos, e sem os custos, eles teriam dado um ganho adicional de quase 10% ao exportador. O dólar, por exemplo, saiu do patamar de R$ 1,75 em janeiro para R$ 1,90 em abril.
"Alguns setores, como bens de consumo não duráveis, são mais afetados pelo câmbio do que o extrativo, por exemplo, que possui preços cotados no mercado internacional. Como, em geral, não houve grande variação nos preços de exportação desde o fim do ano passado, a desvalorização do real é que trouxe o ganho de rentabilidade", afirma Rodrigo Branco, economista da Funcex.
Dentro da média de 5,2%, alguns setores alcançaram percentuais bem maiores de rentabilidade no primeiro quadrimestre deste ano, ajudados pelo aumento de preços. O segmento de extração de petróleo e gás natural registrou aumento de 25,8% na rentabilidade. Esse resultado se deu pelo patamar elevado do preço internacional do petróleo, principalmente no primeiro trimestre, que fez o índice de preços de exportação ficar 19,5% maior que o do início de 2011.
O preço também explica a única queda significativa de rentabilidade, que ocorreu em extração de minerais metálicos, setor fortemente ligado ao minério de ferro. O exportador de minerais metálicos vendeu a tonelada por um preço 14,5% menor do que no ano passado, derrubando a rentabilidade em quase 12%.
O aumento de custo de 3% foi disseminado entre os setores. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sugerem que parte expressiva dessa alta está relacionada ao aumento das despesas com mão de obra. No primeiro quadrimestre deste ano, a folha total de salários da indústria ficou 3,8% mais cara que em igual período do ano passado. Em segmentos como produtos têxteis e de confecção, ao contrário, a folha total de pagamentos encolheu 1,6% e 2%, respectivamente, na mesma comparação. Para vestuário, a economia foi resultado da desoneração da folha feita pelo governo no início do ano e da diminuição no número de funcionários.
A economia com salários nesses dois setores pode ter influenciado no menor aumento de custos: ele subiu 1% para a indústria têxtil e caiu 0,6% nas confecções. Custos que subiram menos e aumento de preços fizeram a rentabilidade desses dois setores superar dois dígitos neste começo de 2012.
Para Fernando Ribeiro, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a venda de produtos mais caros, tanto em têxtil quanto em vestuário, também ajudou no aumento de rentabilidade de 13,8% e 16,4%, respectivamente.
"É difícil ver na pesquisa esse tipo de movimento, pois não há diferenciação entre o tipo de roupa ou tecido vendido. Mas a indústria está se especializando, trabalhando com produtos de mais qualidade e maior valor agregado. O produtor de básicos está saindo do mercado por causa da forte competição internacional", diz Ribeiro.
A situação captada pelos dados da Funcex é inversa ao que aconteceu no início de 2011, quando 80% dos setores perderam rentabilidade. "No ano passado, o cenário internacional estava pior, mais incerto. Não que tenha mudado muito, mas antes não havia essa desvalorização cambial. Hoje, há menos incerteza quanto ao futuro", diz o consultor em comércio internacional Welber Barral, que acredita que o crescimento da rentabilidade neste ano deve acompanhar o câmbio. Como a tendência do dólar é girar em torno de um patamar de R$ 2, o resultado de 2012 vai depender do tipo de comparação que for feita. "Em relação ao ano passado, vai ser maior [a rentabilidade], mas daqui para frente deve estabilizar."
Ribeiro ressalta, contudo, que, para maio e junho, a pesquisa vai apontar que o exportador continuou ganhando mais vendendo o mesmo produto do fim do ano passado. Isso por causa da desvalorização do real do mês passado, que também será carregada para os contratos neste mês. "Isso está acontecendo no geral, pois o câmbio afeta todos. Mas alguns setores vão pela via inversa. O próprio petróleo, que teve grande rentabilidade, começou a ter queda de preço no fim de março", afirma.
O resultado do ano vai depender do comportamento dos produtos cotados no mercado internacional, segundo o economista. "Não acho que vá haver grandes aumentos. O mais provável são quedas, na verdade. E com o câmbio mantendo-se estável, a tendência é de perda geral de rentabilidade, em relação ao que foi observado até agora."
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País