Economia
31/05/2012 08:32 - Fecomércio aponta "otimismo cauteloso"
Lojistas demonstram mais confiança.
A Sondagem do Comércio Lojista de Belo Horizonte, pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), relativa à expectativa das empresas para as vendas de abril, apontou para um otimismo cauteloso. 81% dos entrevistados apostavam no aumento de vendas em relação a março, mas o número final mostrou que 41% conseguiram melhor desempenho, enquanto 40% repetiram o volume de vendas. Por outro lado, os 6% que previam faturamento menor em abril em relação a março acabaram chegando a 19% da amostra.
O que aconteceu é que a Páscoa, que ocorreu em abril, potencializou a dinâmica das vendas, deixando os lojistas mais otimistas e os consumidores propensos às compras. Mas abril é um mês que guarda ainda os efeitos do início de ano, quando as dívidas contraídas em novembro e dezembro, além do pagamento do Imposto de Renda Pessoa Física, inibem a disposição das pessoas para as compras.
Mas na análise comparativa de abril de 2012 com o mesmo mês de 2011 o quadro revela-se mais favorável, já que o somatório de vendas melhores ou iguais às de março chegaram a 83% dos lojistas. Do total, 18% contabilizaram resultados piores. A mediana de aumento de vendas foi de 14%.
Quando perguntados sobre a expectativa de vendas para maio, 63% apostaram em melhores resultados, 34% em empate e apenas 3% previram desemprenho mais fraco. O quadro ficou muito semelhante ao encontrado em 2011, quando 64% apostavam em vender mais, 28% em manter o volume de negócios e 8% em queda de vendas. A sondagem mostra que o número de empresários que acredita em vendas melhores frente ao mês anterior vem subindo desde o início do ano. Eles eram 26% em janeiro, 28% em fevereiro, 48% em março, 51% em abril e 63% em maio.
Sobre os estoques, 78% dos entrevistados responderam que fecharam abril no ponto ideal, enquanto 13% declararam ter fechado o mês com estoques acima do esperado. Este indicador espelha o ritmo do mercado consumidor e o planejamento por parte dos lojistas. Há ênfase em mercadorias mais ágeis, mas a disposição de compra está atrelada na confiança das pessoas na economia, crédito e percepção de emprego, exigindo das empresas a adoção de medidas para tornar seus estoques mais eficientes.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País