Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

26/11/2008 08:39 - Confiança do consumidor cai para o menor nível em 3 anos

Dúvidas sobre situação financeira, trabalho e consumo puxaram índice para baixo.Mau humor brasileiro já é comparável ao americano, ao europeu e ao argentino, que sentem a crise há mais tempo, afirma pesquisador

 

Após duas quedas consecutivas, a confiança do consumidor brasileiro atingiu em novembro, às vésperas do Natal, o menor nível da série iniciada em setembro de 2005. Com 96,9 pontos, o índice medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) teve recuo de 4,2% em relação a outubro, quando bateu 101,1, e de 15,2% em relação a novembro do ano passado, quando chegou a 114,3.

 

O resultado foi puxado principalmente pela pior avaliação do consumidor sobre a situação financeira de sua família e pelo menor ímpeto para compras. Esses fatores ajudaram a derrubar os dois eixos da pesquisa -as avaliações da situação presente e as expectativas para os próximos seis meses.

 

Também pesou para o resultado uma visão mais pessimista do mercado de trabalho. Em novembro, 37% dos entrevistados disseram acreditar que será mais difícil arranjar emprego nos próximos meses, contra apenas 15,2% que afirmaram que será mais fácil. Há um ano, esses números eram de 22,1% e 17,5%, respectivamente.

 

"O consumidor está mais cauteloso", afirma o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicas da FGV, Aloisio Campelo. Segundo ele, a confiança no Brasil já pode ser comparada a regiões que experimentam a crise há mais tempo. "O mau humor brasileiro já é comparável ao americano, ao europeu e ao argentino."

 

A sondagem constatou também que a deterioração do índice ocorreu principalmente nas classes mais altas, cuja confiança na economia era maior, já que as baixas sofreram mais com a inflação dos alimentos.

 

A maior perda de confiança ocorreu em São Paulo, com queda de 22,6% em relação a novembro de 2007 e de 6,7% em relação a outubro.

 

Apesar do cenário negativo, o chefe do departamento de economia da CNC (Confederação Nacional do Comércio), Carlos Thadeu de Freitas, não acredita num impacto forte sobre as vendas neste Natal. "A massa salarial ainda está razoável e o crédito para o consumidor não foi tão afetado", afirma.

 

O consultor de varejo Marco Quintarelli cita ainda as liquidações de fim de ano como um estímulo para as vendas. Segundo ele, a perspectiva de um ano de "vacas magras" em 2009 já está fazendo com que os lojistas tentem acabar com os estoques. "Os varejistas estão preferindo diminuir as margens [de lucro]", diz.

 

Para muitos consumidores, porém, a crise já afetou a decisão de compras. É o caso de Sylvia Barbosa, 28, que trabalha na área financeira da AmBev. Ela decidiu adiar a compra de uma geladeira para a mãe e de uma televisão de LCD para a casa nova: "Este vai ser o Natal da lembrancinha".

 

Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>