Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

24/05/2012 10:39 - Dólar preocupa importadores que preparam o Natal de 2012

Apesar dos investimentos que shoppings e outros empreendimentos no varejo brasileiro planejam para o fim do ano, o Natal de 2012 corre o risco de ficar mais apagado este ano, no quesito decoração, luzes e outros enfeites característicos da época. Os importadores de decorações natalinas já sentem no bolso os efeitos da alta cambial e temem que a variação brusca da taxa do dólar possa diminuir suas receitas.

Para Nicola Adachi Régis, diretor-comercial da Stillux, empresa especializada em iluminação comercial, o risco de ter um prejuízo com a variação cambial é grande. Ele está em fase de fechamento de contratos e trabalha com o dólar no valor de hoje. Se a cotação diminuir até a entrega dos produtos, seus lucros são diretamente afetados. "Os contratos de Natal são necessariamente fechados com muita antecedência e já estamos sentindo as consequências desse valor tão alto do dólar", comenta o diretor.

A Stillux tem entre seus clientes redes varejistas como Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar, mas ainda está em fase de negociação para os projetos de Natal que fará este ano. Durante a Christmas Fair, feira profissional voltada para a decoração de final de ano, e que foi encerrada na última segunda-feira, a marca fechou cerca de 50 pedidos, movimentando aproximadamente R$ 800 mil. Mas, para Régis, o valor alcançado poderia ter sido muito maior.

"A movimentação na feira este ano está bem pior. Acredito que alguns clientes estão tentando esperar e comprar mais pra frente, provavelmente na Natal Show, feira que acontece no próximo mês. Muitas pessoas vieram perguntar se nós vamos estar lá para poderem adiar um pouco os pedidos", comenta Régis.

Na visão de Tarso Jordão, diretor-presidente da Grafite Feiras e Promoções, empresa responsável pela Christmas Fair, a visitação da feira foi boa, contando inclusive com a presença de empresários de todos os estados brasileiros. "O mercado de Natal no Brasil é contido e constante, apresentando uma frequência e eventual crescimento físico na casa de 5 ou 6 % ao ano. Posso dizer que a movimentação da feira este ano ficou na casa de 8 mil clientes", diz Jordão. Segundo dados da própria Christmas Fair, no ano passado foram mais de 12 mil visitantes e em 2012 era previsto um crescimento de 3 a 4% da visitação qualificada.

Sobre a variação do dólar, Jordão salienta que o Natal brasileiro é baseado nos artigos importados. Os produtos são oriundos de países asiáticos, principalmente China, Tailândia e Filipinas. "A feira acontece neste momento por uma questão de logística. Como é muito artesanal e importado, é necessário comprar, esperar fabricar, colocar no navio, mandar para cá, para então receber e poder despachar para as lojas. Quem compra agora recebe em setembro ou outubro", explica o diretor.

Jordão ainda acredita que os centros comerciais devem apostar na decoração natalina, podendo esperar grande compensação financeira. "É um tipo de investimento que tem retorno imediato. Um shopping que faz decoração de Natal, além de atrair o visitante, cria o hábito de uso do local, estimulando muito as compras", como argumenta.

Diferenciais

Enquanto os importadores de enfeites tradicionais de Natal se preocupam com a situação cambial, outras empresas correm por fora e se destacam produzindo materiais específicos e exclusivos. É o caso da Laços Gigantes, que comercializa apenas laços de grandes proporções para decoração. "Trouxemos o know-how da Austrália. Fizemos isso lá por cinco anos e começamos no Brasil em agosto de 2011", conta Henry Yamada, diretor da empresa.

"Começamos a divulgação de nossos produtos em concessionárias, que faziam a decoração do estabelecimento, mas começamos também a vender para pessoas físicas que vão dar um carro de presente", conta Yamada.

Observando uma grande demanda de laços para os enfeites de Natal, ele resolveu participar da Christmas Fair para fazer contatos e divulgar sua marca. "Não temos concorrência. Somos a única empresa especializada em laços e quem precisar de um certamente virá falar conosco. Não paramos desde o início do ano. Tivemos muitas encomendas para o Dia das Mães e agora as expectativas para o Natal são maiores ainda", diz o diretor.

Quem também procura se diferenciar neste meio é a marca Kazari Atelier e Interiores, que elabora projetos de caráter artístico e sustentável. São decorações feitas a partir de materias que teriam como destino o lixo, como garrafas, embalagens plásticas, madeira e fibras.

"Já tivemos como clientes o Pão de Açúcar, Novotel Morumbi, Sem Parar Via Fácil e outras lojas e empresas que procuram uma decoração sustentável. Para o Natal deste ano ainda estamos em negociação e pretendemos fechar os contratos até junho", conta Marina Yoshiura, uma das criadoras da marca.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>